Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 19 de junho de 2021

Saúde

Sertão não será contemplado com vacina da Pfizer

Pernambuco deve receber ainda hoje cerca de 17.550 mil doses da vacina da Pfizer. Porém, as cidades do Sertão do Estado não vão receber especificamente esse imunizante. No Estado de Pernambuco, apenas os municípios de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e do Recife irão receber vacinas da Pfizer/BioNTech.  É que diferente das outras vacinas em uso no Brasil, a da Pfizer precisa ficar armazenada entre -25°C e -15°C por até 14 dias. 

Postado em 04/05/2021 2021 06:45 , Saúde. Atualizado em 03/05/2021 21:18

Jornalista , Editor Antônio José em Saúde

 

Foto Divulgação

Pernambuco deve receber ainda hoje cerca de 17.550 mil doses da vacina da Pfizer. Porém, as cidades do Sertão do Estado não vão receber especificamente esse imunizante. Apenas os municípios de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e do Recife irão ter acesso a esse lote de vacina. 

Diferente das outras vacinas em uso no Brasil, a da Pfizer precisa ficar armazenada entre -25°C e -15°C por até 14 dias. Em função disso, o Ministério da Saúde orientou que, neste momento, a vacinação com o imunizante da Pfizer seja realizada apenas em unidades de saúde das 27 capitais brasileiras, de forma a evitar prejuízos na vacinação e garantir o esquema de vacinação  de 12 semanas entre uma dose e outra.


 

 


As Doses serão retiradas em pequenas quantidades 

Segundo o Governo de Pernambuco, o Estado já possui os equipamentos necessários para garantir a conservação das doses e posterior distribuição às cidades. Pelas condições restritivas de armazenamento da vacina, as secretarias municipais de saúde vão retirar as doses em pequenas quantidades, para cerca de quatro dias de vacinação. Nas salas de vacina, o armazenamento poderá ser feito entre 2°C a 8°C por até 5 dias. 

 

Vacina da Pfizer  inicialmente  para a Primeira  Dose 

No total, o Ministério da Saúde recebeu 1 milhão de doses na última quinta, dia 29 de abril, da vacina da Pfizer. 

Desse número, 499,5 mil doses serão enviadas pela pasta a primeira aplicação, divididas de forma proporcional e igualitária entre todos os estados e Distrito Federal.