Transformação Digital: uma jornada que vai muito além da tecnologia Por Aloísio Sotero
A pandemia do vírus da Covid acelerou a transformação digital no nosso estilo de vida e também na gestão das empresas . A transformação digital, tão bem explicada por Antônio Salvador e Daniel Castello no seu livro “Transformação Digital: uma jornada que vai muito além da tecnologia”, é um processo de mudança cultural que atinge todas as áreas de uma empresa e que vai além da adoção de uma tecnologia ou ferramenta digital.
E os autores lembram ainda: “Trata-se de uma questão de mentalidade.” É um estilo de gestão. O digital é uma nova linguagem, um novo idioma, tão fundamental quanto o português, o inglês, o espanhol e agora o mandarim.
Postado em 20/05/2021 2021 19:53 , Educação. Atualizado em 20/05/2021 20:29
“A área de recursos humanos precisa estar envolvida na transformação digital. Ela é essencial e não é opcional”, citam os autores. E lembram ainda: “Trata-se de uma questão de mindset, a mentalidade. É um estilo de vida. O digital é uma nova linguagem, um novo idioma, tão fundamental quanto o português, o inglês, o espanhol e agora o mandarim”, assinalam em trechos do livro.
Ao longo do livro, os autores destacam experiências exitosas de transformação digital no período da pandemia, em especial em empresas brasileiras com narrativas pessoais de seus executivos. “Um dos pilares dessa transformação, sem dúvida, eram as pessoas e a cultura das empresas”. O ponto forte do livro faz lembrar o que também destaca Simon Sineck: “100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários e fornecedores de uma empresa são pessoas”. Tudo gira em torno das pessoas, na gestão de pessoas, parceiros, investidores, prestadores de serviços, até atingir a razão de ser de qualquer negócio: a interação com os clientes”.
Lições
Esqueça o famoso ” by the book “. Reorganizar equipes, treiná-las, fazer novos planos de incentivo, abrir canais de distribuição e relacionamento, repensar a relação com fornecedores, engajar clientes, adquirir tecnologia e reforçar a infraestrutura de tecnologia da informação – provocar a disrupção e ocupar os novos espaços. Um novo vírus parece que contaminou as empresas e seus processos. Novos protocolos, novas medidas e a partir da “pandemia ” nasceu a transformação digital acelerada.
No entanto, ser digital não significa apenas dominar uma ferramenta ou saber usar um aplicativo. Vai muito além, sendo uma forma depensar, não apenas de escolher a melhor tecnologia. Outra maneira de pensar a transformação digital é definir a velocidade da mudança, que requer fazer adaptações no modelo de negócio. E, bom senso. Não podemos esquecer que, ao final, são os seres humanos que tomam as decisões em última instância. A primeira vantagem de ter uma decisão baseada em dados é sair do senso comum e evitar a cultura do feeling.
Especialmente no Brasil, o esforço de tomar decisões com base em informação se choca com um aspecto cultural. Somos o país da intuição. Para muita gente, ater-se aos fatos soa como algo morno e burocrático. No entanto, o senso comum e o feeling não são suficientes para tomar boas decisões nas empresas – eles só são aplicáveis à sua bolha. Quando você sai dela, são contraproducentes. Repito: dados não tomam decisões.Quem toma decisões são pessoas! Embora eles informem e apoiem os pontos de vista, as pessoas não devem descartar toda a sua experiência e conhecimento de mercado. É a mente humana que precisa interpretar os fatos, entender o contexto e decidir como usar as informações disponíveis. É aqui que, em parte, a intuição se torna importante.
O valor da experiência
Como afirma David Rogers, professor da Universidade de Columbia, a experimentação é um processo de aprendizado sobre o que funciona e o que não funciona. Sem terem muito a perder, as startups ensinaram às empresas tradicionais o que é melhor fazer, testar com o consumidor e avaliar o que deu certo do que ficar apenas em discussões filosóficas dentro do escritório durante anos antes de lançar um produto ou serviço. Também aqui cabe a máxima do aprendizado: o mais importante é sair das experimentações com mais conhecimento do que antes, tendo a humildade e a agilidade de recuar ou mudar a direção quando a hipótese se prova falha. A segunda característica é coragem de apostar no novo.
Escutar a empatia
Falamos sobre a necessidade de desenvolver a hiper atenção ou “curiosidade crônica” e de estar com os radares ligados para as informações que chegam. Há duas competências transversais a todas elas e fundamentais para sustentar os novos comportamentos no contexto de transformação digital: a escuta e a empatia, algo realmente desafiador em um mundo cada vez mais dividido. Já dizia o saudoso Chacrinha: “Quem não se comunica se trumbica”. Se no dia a dia já é importante, durante o processo de transformação, comunicação nunca é demais. Falar sobre o que está acontecendo dar transparência ao processo, em todos os níveis, garante que o time esteja alinhado, e as demais áreas entendam as mudanças, e os clientes conheçam as novas ofertas e os investidores idem.
Os autores concluem
Ousamos dizer que o RH é candidato a maestro da mudança, porque pode organizar processos e oferecer ferramentas para a nova fase da empresa, contribuindo para a implantação da nova cultura e dando o suporte às discussões práticas que surgirão durante o processo.
JS EDUCAÇÃO
Quem é Aloísio Sotero: professor de Finanças para Economia Digital e cofundador da Baex, Escola Internacional de Educação para Executivos. Conselheiro Editorial do Jornal do Sertão.
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