Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 28 de março de 2024

Política

Há algo em comum entre Bolsonaro e Lula na campanha de 22

O desgaste no poder nas próximas eleições presidenciais . O Presidente Bolsonaro vai ser interpelado o tempo todo pelos opositores a respeito de vacilos no combate à pandemia incluindo a sua resistência ao isolamento social, a defesa que ele faz do tratamento precoce . O ex-presidente Lula, também afetado pelo desgaste inerente ao convívio com o poder, vai ter dificuldade para explicar a sua inclusão no serial de escândalos denunciados anos a fio pela Lava Jato cujas investigações desembocaram em denúncias e prisões no Brasil.

Postado em 23/05/2021 2021 07:15 , Política. Atualizado em 22/05/2021 18:52

Angelo Castelo Branco Jornalista e Escritor

O lado amargo de ambos 

Tanto o presidente Bolsonaro quanto o seu rival ex-presidente Lula vão ter que enfrentar o desgaste do poder em suas respectivas campanhas eleitorais. O exercício do mandato presidencial produz efeitos negativos para a imagem política e até hoje nenhum governante brasileiro escapou dessa sentença. Juscelino Kubitschek construiu Brasília e inaugurou um novo ciclo da história, mas mesmo assim não foi poupado das restrições ao passar a faixa para Jânio da Silva Quadros que, aliás, foi o primeiro populista a quebrar o país e causar uma ruptura institucional com direito a sangue, suor e lágrimas.



Um e outro no canto da parede

Bolsonaro vai ser interpelado o tempo todo pelos opositores a respeito de vacilos no combate à pandemia incluindo a sua resistência ao isolamento social, a defesa que ele faz do tratamento precoce e a crescente narrativa da esquerda pela qual o país poderia ter ganho mais tempo nas negociações para a aquisição de vacinas no mercado internacional. Some-se a tudo isso o estilo nada diplomático que caracteriza o chefe da nação em suas querelas com a mídia e com os seus desafetos políticos.

 

Os investigados serão excluídos do cenário de campanha

O ex-presidente Lula, também afetado pelo desgaste inerente ao convívio com o poder, vai ter dificuldade para explicar a sua inclusão no serial de escândalos denunciados anos a fio pela Lava Jato cujas investigações desembocaram em denúncias e prisões no Brasil e em outras nações sul americanas. É provável que Lula não deseje posar para fotos junto de antigos companheiros lulistas envolvidos nos escândalos. O tempo dirá.

JS POLÍTICA 

Quem é Angelo Castelo Branco : Jornalista e Escritor

Assessor de Comunicação do Ministério da Educação

Secretário de Impressa da Prefeitura do Recife

Gestor de Comunicação da Celpe depois da privatização pelo grupo Iberdrola.

Autor dos Livros: Provocações da Memória (2008) e Um Artífice do Entendimento biografia do Ex-vice presidente da República, Marco Maciel (2017) José Ramos e Roberto Magalhães.