Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 20 de junho de 2021

Saúde

O Sertão avança a vacinação de pessoas a partir de 45 anos

Cidades do Sertão de Pernambuco iniciaram a vacinação do público em geral sem comorbidades, avançando no Plano de Imunização contra a Covid-19. Em Salgueiro, no Sertão Central, por exemplo, terá início nesta terça-feira 08 de junho a vacinação de pessoas com 45 anos; no entanto em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, e Petrolina, no Sertão do São Francisco, estão imunizando a partir de 50 anos; Arcoverde, no Sertão do Moxotó, ainda segue a etapa de vacinação a partir de 55 anos; e Araripina, no Serão do Araripe, ainda segue vacinando grupos prioritários. Em Pernambuco, foram aplicadas 43.643 doses em pessoas de 50 a 59 anos.

Postado em 07/06/2021 2021 19:35 , Saúde. Atualizado em 07/06/2021 19:56

Jornalista , Editor Antônio José em Saúde

Petrolina vacina pessoas em situação de rua. Foto: Rede social da Prefeitura de Petrolina

 

Devido alta no número de casos e pressão sobre a rede de internamentos, a região do Sertão pernambucano corre contra o tempo para avançar na campanha de vacinação contra a Covid-19 atendendo pessoas em geral sem comorbidades.

 

Salgueiro sai na frente e vacina pessoas de 45 anos

A cidade de Salgueiro, no Sertão Central, foi a primeira cidade da região a anunciar vacinação para pessoas com 45 anos sem comorbidades. De acordo com comunicado nas redes sociais da prefeitura local, terá início nesta terça-feira (08) a vacinação das pessoas com 45 anos ou mais, independentemente de serem ou não portadoras de comorbidades ou estarem incluídas em categorias profissionais consideradas prioritárias. A vacinação terá início às 08h da manhã nas Unidades Básicas de Saúde e as pessoas devem levar o cartão do SUS e um comprovante de residência.

 

Serra Talhada e Petrolina vacinam a partir de 50 anos

Em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, e Petrolina, no Sertão do São Francisco, a vacinação foi liberada neste fim de semana para pessoas do público em geral sem comorbidades a partir de 50 anos. Os números iniciais da vacinação ainda não foram divulgados pelas prefeituras locais, mas a expectativa é seguir vacinando pessoas sem comorbidades durante toda a semana, ampliando a porcentagem de imunizados nos respectivos municípios.

A serra-talhadense Maria de Lourdes de Souza, moradora do Bairro Bom Jesus, em Serra Talhada, aguardava ansiosa a primeira dose da vacina. “É um sentimento de gratidão porque chegou o meu dia, porque está sendo um período muito difícil, tem trinta e poucos dias que eu perdi minha mãe, e hoje só tenho a agradecer por ter chegado a minha vez de tomar a vacina contra essa doença terrível”, relatou.

Mutirão de vacinação em Serra Talhada. Foto: Ascom PMST

A cidade de Flores, no Pajeú, já está vacinando pessoas sem comorbidades de 49 e 50 anos. No final da tarde deste domingo (06), a Secretaria Municipal de Saúde – SMS contabilizou 10.135 (dez mil cento e trinta e cinco) doses aplicadas, sendo 7.408 (sete mil, quatro centos e oito) com a primeira dose e 2.725 (duas mil, setecentos e vinte e cinco) com a segunda dose; chegando ao percentual de 33% da população atendida com a primeira dose.

A ação de imunização segue no município de pessoas com 49 anos mais até durarem os estoques de vacina. O atendimento está sendo realizado em todas as Unidades de Saúde da Família, a partir das 8h e o usuário deve apresentar documento com foto e o cartão do SUS.

Vacinação de pessoas com 49 anos em Flores. Foto: Ascom Flores

Em Arcoverde, no Sertão do Moxotó, tem início nesta segunda-feira (07) a vacinação das pessoas de 55 anos de idade sem comorbidades. Para receber a primeira dose da vacina é necessário apresentar cartão do Sus, CPF e comprovante de residência no ponto de vacinação localizado na quadra do Sesc Arcoverde, que fica na Av. Cap. Arlindo Pacheco de Albuquerque, nº 364, no centro da cidade.  A vacinação acontecerá de segunda a sexta-feira, no horário das 08h às 17h.



Também localizada no Moxotó, Sertânia liberou o agendamento das pessoas de 50 a 59 anos sem comorbidades. O agendamento deve ser feito no site https://sertaniavacina.imunizape.com.br ou no aplicativo “SertâniaVacina”, que está disponível para Android. O dia de início da vacinação ainda não foi divulgado pela Secretaria de Saúde do município.

Vacinação de grupos prioritários em Araripina

Principal cidade do Sertão do Araripe, Araripina ainda segue vacinando os grupos prioritários. A prefeitura local anunciou recentemente que está atendendo os trabalhadores do setor industrial, idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades e trabalhadores da educação. Não há informação de quando começará no município a vacinação de pessoas sem comorbidades a partir de 50 anos autorizada pelo Governo do Estado.