Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 26 de novembro de 2021

Política

Prazo para escolha de um candidato de centro está encurtando

Cresce a polarização entre Lula e Bolsonaro numa escala precedentes . Ambos tentam minar as bases um do outro. Enquanto isso, o centrão no congresso nacional segue de portas e janelas abertas para ambos. Em consequência, encurta o prazo para a definição de um candidato de centro.

Postado em 13/06/2021 2021 11:48 , Política. Atualizado em 13/06/2021 11:57

Angelo Castelo Branco Jornalista e Escritor

Grupos empresariais paulistas estão interessados na solução

Os movimentos liberais de centro esquerda e de centro direita terão seis meses pela frente para encontrar e lançar um nome de consenso com cacife e carisma capazes de ocupar espaços na corrida presidencial. 

Gente de peso, com bastante experiência e comprovada participação em bastidores da política nacional nos últimos 30 anos participa ativamente dessa alternativa.

 E mais, a banca paulista tem interesse na questão e acompanha atentamente os movimentos do grupo antipetista e anti bolsonarista. 

Consequentemente, se até dezembro não houver uma decisão, as coisas complicam.

O cenário nacional segue ocupado pela dupla de sempre

Enquanto isso, Bolsonaro e Lula polarizam a mídia e as redes sociais numa escala sem precedentes, antecipando uma campanha eleitoral que a rigor só deveria começar daqui a um ano. 



Ambos tentam minar as bases um do outro construindo acordos e selando promessas a setores políticos e econômicos para 2023. 

O ex-presidente Lula vem fazendo intensos contatos em regime integral de seu bunker e Bolsonaro não dá trégua aos adversários lançando desafios sobre questões financeiras e administrativas. Sem dúvidas, as bancadas do centrão no congresso nacional seguem de portas e janelas abertas para ambos.

 

A dor da derrota seria maior para Lula

Os parâmetros dos candidatos são as pesquisas de avaliação eleitoral realizadas por institutos não vinculados a grupos ideológicos ou partidários. 

Há uma crescente corrente de pensamento pela qual o ex-presidente Lula só disputaria as eleições de 22 com a garantia de 100% de chances de êxito. Caso contrário ele não poria em jogo o conceito de líder esquerdista internacionalmente celebrado depois de seus dois governos. 

E mais uma derrota para Bolsonaro imprimiria uma mancha indelével na biografia de Lula.

 

Quem é Angelo Castelo Branco : Jornalista e Escritor

Assessor de Comunicação do Ministério da Educação

Secretário de Impressa da Prefeitura do Recife

Gestor de Comunicação da Celpe depois da privatização pelo grupo Iberdrola.

Autor dos Livros: Provocações da Memória (2008) e Um Artífice do Entendimento biografia do Ex-vice presidente da República, Marco Maciel (2017) José Ramos e Roberto Magalhães.