Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 04 de agosto de 2021

Economia

Como conseguir lidar com as prioridades já definidas? Por Tikinha Albuquerque

Gestão de tempo é o calo para muitas pessoas, vamos lá, esse tema tem sido amplamente discutido e muitas vezes até, é colocado em prática, e por qual motivo algumas pessoas ainda não lidam bem com a gestão do tempo?

Postado em 14/06/2021 2021 18:36 , Economia. Atualizado em 14/06/2021 19:08

Tikinha Albuquerque Master Coach Escreve a Coluna Empreendedorismo para o JS Foto : Arquivo Pessoal

 

 

Até conseguem listar e colocar no papel suas atividades do dia a dia, sabem o que precisam fazer, porém, quando vão iniciar os trabalhos ficam paralisados diante lista, sem nenhuma ideia,  de por onde começar, ou mesmo,  classificar as atividades em urgentes e importantes.

Se você alguma vez já passou por essa situação, sabe que não é tão simples assim priorizar suas tarefas, concorda? Talvez você já esteja desconfiado que a tal da gestão do tempo não tem realmente a eficácia que alguns falam, e assim não dá a devida importância para priorização das suas tarefas. 

 

O QUE SIGNIFICA PRIORIDADE?

No dicionário Prioridade significa “condição do que é o primeiro em tempo, ordem, dignidade”, ou seja, é algo que vem em primeiro lugar, o que é mais importante que as outras coisas e que precisa ser resolvido e concluído antes de iniciar qualquer outra atividade. 

E, aí que mora o perigo de tudo ir por água abaixo, pois quando tudo vira prioridade, acaba que nada realmente é priorizado, desperdiçando o foco e a energia, fazendo ganhe o sendo de urgência. 

Por esse motivo, é tão importante elaborar a lista de prioridades, e mais essencial é que deve ser condizente com a sua necessidade e não copiada de alguém para você. 

No dia a dia possuímos inúmeras coisas a serem solucionadas e com frequência surgem fatos inesperados, desviando nossa atenção para apagar os incêndios, se não focarmos em cada coisa separadamente resolvendo por ordem de prioridade acabamos perdendo tempo e produtividade.

 

COMO PRIORIZAR SUAS TAREFAS

Vou compartilhar alguns passos para que você possa dar prioridade e definir quais tarefas são realmente importantes e urgentes no gerenciamento do seu dia a dia.



1– FAÇA A LISTA DE TAREFAS

Faça a lista de todas as suas atividades pendentes, não foque em priorizar nesse momento, ainda não é a lista de ordem de prioridades. *ANOTE* tudo que vier na sua mente (como sugestão: divida a lista em atividades pessoais e profissionais).

Pense em todas as coisas que você quer fazer e coloque TUDO no papel. Quando eu falo colocar tudo na lista de tarefas eu quero dizer tudo mesmo. Desde as coisas pequenas como, por exemplo, comprar pão, quanto as grandes como, fazer compras de mercado para a semana ou terminar de planejar sua viagem.

Existem inúmeros mecanismos de anotações, use o que melhor adaptar a você, pode ser por meio digital ou o bom e velho papel. Usar um planner ou uma agenda pode ajudar bastante a se organizar e a não perder suas listas.

 

2 – DECIDA O QUE É IMPORTANTE E O QUE É URGENTE*

Entender a diferença entre importância e urgência deixa mais simples e fácil fazer essa classificação.

Uma atividade é urgente quando tem um prazo de conclusão curto ou quando já está atrasado. Gosto de classificar *Urgência* com prazo para ser concluída.

Já importância muitas vezes não tem ligação com o fator *prazo*, e sim com a consequência e o impacto que a atividade causará em sua vida após ser realizada.

Ou seja, urgência é influenciada por fatores externos *(tempo)* e importância por fatores internos *(o grau de importância que tem para sua vida).*

 

3 – E COMO DEFINIR O QUE TEM MAIS VALOR?

Próximo passo é definir quais tarefas possuem mais valor para você. Ou seja, quais são mais importantes para sua família e para o seu trabalho, que terão mais impacto e consequências positivas na sua vida.

Aqui é momento de você olhar para suas atividades e começar a enxergar as atividades que você pode delegar ou até mesmo eliminar do seu dia a dia.

O que vem furtando de você o seu tempo e a sua energia e não tem deixado nenhum impacto positivo na sua vida?

 

4 – DEFINA O QUE REQUER MAIS ESFORÇO PARA SER FEITO

Se todas as suas tarefas parecem estarem na classificação de urgentes, será necessário ranquear por grau de dificuldade. Por exemplo, você precisa escrever um texto e terminar seu relatório até o final do dia. Se escrever o texto for mais fácil para você do que fazer o relatório, faça o texto primeiro.

Verifique horários em que você se sente mais produtivo e coloque atividades que exigem maior esforço nesse tempo. Ou, execute as atividades que são rápidas de serem e após a finalização delas, inicie as que demandam mais tempo. 

Faça testes de produtividade consigo mesmo e descubra qual a sua melhor maneira de ser produtivo.

 

5 – SEJA FLEXÍVEL E SE ADAPTE A MUDANÇAS

Circunstâncias mudam o tempo todo, portanto esteja apto para se adaptar. Existe a possibilidade das suas prioridades mudarem ao longo do dia. Por exemplo, pode ser que o prazo de entrega de alguma tarefa seja alterado, trazendo mais urgência ou algo que você não esperava apareça para ser feito.

 

Pronto! Agora que você já entendeu o que é prioridade, a diferença entre importância e urgência e já sabe da importância de priorizar suas tarefas, é só seguir os passos de como priorizar suas tarefas, colocar a mão na massa e ser feliz! 

“NÃO DEIXE PARA AMANHÃ O QUE VOCÊ PODE FAZER HOJE!”

Como administrar seu tempo com mais