Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 04 de agosto de 2021

Cidades

Petrolina realiza neste final de semana mutirão de segunda dose da Coronavac

A Secretaria de Saúde de Petrolina, no Sertão do São Francisco, promove neste final de semana um mutirão de vacinação contra Covid-19. O objetivo é completar o esquema vacinal dos idosos e profissionais de saúde com a segunda dose da CoronaVac. O mutirão acontecerá em cinco polos na zona urbana, na UNIVASF e por meio de drive-thru, no horário das 08h às 17h. Na zona rural a vacinação será volante para contemplar os idosos. Até esta sexta-feira, 18 de junho, o município atingiu a marca de 115.584 doses aplicadas.

Postado em 18/06/2021 2021 22:04 , Cidades. Atualizado em 18/06/2021 23:02

Vacinação em Petrolina, no Sertão. Foto: Ascom

Com o objetivo de atender os idosos e os profissionais de saúde que precisam do reforço da imunização contra a COVID-19, a Secretaria de Saúde de Petrolina irá realizar um mutirão para atender estes públicos. Na zona urbana serão disponibilizados cinco polos, sendo três fixos e um de drive-thru. Também terá um ponto exclusivo para profissionais de saúde. Já o público da zona rural será atendido por equipes volantes.

 

A vacinação será por idade em diversos polos e drive trhu

De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade, a imunização acontecerá por faixa etária em determinados pontos de vacinação. No sábado e domingo (19 e 20 de junho), idosos com 64 anos vão poder se dirigir à Escola Municipal 21 de Setembro, no bairro José e Maria; idosos com 63 anos serão imunizados no SESI, Vila Mocó; já os idosos com os 60, 61 e 62 anos devem procurar o polo do Centro do Idoso Vó Pulú, na Vila Eduardo. Por meio de drive-thru, todas as faixas etárias podem procurar o polo na Avenida principal da Vila Eulália.



 

Mutirão busca completar esquema vacinal

Coordenadora da Atenção Básica da Prefeitura de Petrolina, Lorena Andrade enfatizou a importância do mutirão para completar o esquema vacinal dos idosos e profissionais de saúde. “Nesta sexta-feira recebemos uma boa notícia, a chegada das doses que faltam para que a gente possa finalizar o esquema da vacina da CoronaVac tanto para os nossos idosos como para os profissionais de saúde. Então sábado e domingo realizaremos a vacinação de acordo com a idade e redirecionando esse público para polos específicos. Teremos também o drive thru, que ficará localizado na Avenida Principal, e lá os idosos entre 60 e 64 anos poderão acessar para tomar a segunda dose. Além disso teremos também a UNIVASF recebendo os profissionais de saúde para que também possam completar o esquema vacinal. Todos os polos funcionarão no sábado e domingo, das 08h às 17h, sem intervalo para almoço. É necessário levar um documento com foto e o cartão de vacina para que a a gente possa assim finalizar o esquema vacinal de todos os petrolinenses”, disse.

 

Vacinação volante na zona rural

A vacinação na zona rural acontecerá de maneira volante, ou seja, as equipes da Secretaria de Saúde vão até as localidades para aplicar o imunizante nos idosos. Cada comunidade será avisada através dos profissionais da Unidade Básica de Saúde sobre o dia e horário da aplicação da vacina.

 

Profissionais de saúde serão vacinados na UNIVASF

Os profissionais de saúde também serão imunizados durante o fim de semana. Para este público, estão reservadas as salas 16, 17, 23 e 25 do bloco de aulas, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

 

Documentos necessários

A Secretaria de Saúde reforça que para receber a imunização, estes públicos precisam apresentar documento de identificação com foto e o cartão de vacina. Em caso de perda do cartão, é necessário registrar um Boletim de Ocorrência (BO) e apresentá-lo no ato da vacinação.

Vacinômetro

Segundo dados divulgados nas redes sociais da Prefeitura de Petrolina nesta sexta-feira (18), o município atingiu a marca de 115.584 doses aplicadas. São 87.472 primeira dose e 28.112 segunda dose. Até o último dia 11 de junho, Petrolina recebeu 127.304 doses dos imunizantes AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer.