Incrivelmente Simples Por Alísio Sotero
Para quem deseja entender o sucesso do marketing vitorioso da Apple, o livro de Ken Segall nos mostra o caminho das pedras seguido por Steve Jobs .
E mais, Ken Segall foi diretor criativo da Apple e artífice da campanha publicitária mais famosa da empresa, “Think Different” como também trabalhou 12 anos com Steve Jobs, desde o seu retorno à Apple em 1997 até sua morte.
Postado em 22/06/2021 2021 14:32 , Educação. Atualizado em 22/06/2021 14:35
“A simplicidade é máxima sofisticação “, assim pensava Leonardo Da Vinci e o inesquecível Steve Jobs com a sua obsessão pela simplicidade.
E fazer o simples nem sempre é simples assim, bem como, o caminho mais simples nem sempre é o mais fácil.
Em geral demanda mais tempo, mais energia e talento.
O livro que recomendamos hoje é o “Incrivelmente Simples”, de autoria de Ken Segall.
O Ken Segall foi também responsável pela criação do nome ” iMac” .
Neste livro ele nos traz um relato profundo das ideias de Steve Jobs que levou a Apple a ser uma das mais valiosas corporações do atual século.
Segall aponta dois fatores chaves para o sucesso da Apple : primeiro a simplicidade em todos os seus produtos segundo um líder carismático e visionário.
Finalmente, na visão do Segall existem dez elementos essenciais da simplicidade que se juntam ao modo “Pensar Diferente”, de Steve Jobs e que se tornou o mantra da Apple.
E agora vamos conhecer agora os 10 princípios fundamentais do mantra da Apple
1. Pense Direto
A simplicidade requer franqueza; seja direto, sem rodeios. Essa comunicação honesta inclui a política de feedbacks, dar e receber retorno. Essa atitude economiza tempo e evita retrabalho.
2.Pense com Grupos Pequenos
Pequenos grupos de pessoas talentosas com autonomia, eis um fator incrivelmente poderoso. Um pensamento grandioso aliado à atenção em cada detalhe. Grupos pequenos tendem a ter melhores resultados.
3.Pense com Mínimo de Opções
Muitas opções confundem. Saiba que, a cada vez que tenta comunicar mais de uma coisa, você está diluindo a atenção do seu público. Se for necessário transmitir várias mensagens, encontre um tema em comum a todas e concentre-se em promover essa ideia.
Um mar de escolhas significa nenhuma escolha ou o clássico “paradoxo da escolha “, onde o mais pode significar menos decisão.
Aqui lembro também de Barry Schwartz, economista,psicólogo e professor de Teoria Social da Swarthmore College defende a ideia que a maioria de nós estaria melhor se tivesse menos opções, e que muitos de nós sofremos demais para fazer a escolha certa.
4.Pense Movimento
Mire de forma realista no alto e mantenha-se sempre em movimento. Para atingir a excelência, dois elementos são necessários: primeiro planejamento segundo tempo.
O cronograma perfeito não existe!
Sempre desconfie do cronograma “tranquilo”.
5.Pense Icônico
É sempre útil cristalizar sua forma de pensar em uma imagem que simbolize a ideia, ou o espírito dessa ideia.
Com o tempo, uma imagem conceitual proporciona às pessoas um jeito fácil de identificar sua empresa, sua ideia ou seu produto.
6.Pense em uma frase
Palavras são poderosas, porém aumentar o número de palavras não aumenta necessariamente a clareza e o poder de suas ideias.
A melhor maneira de fazer você ou sua empresa parecerem mais inteligentes é expressar uma ideia com total simplicidade e clareza. Uma frase que ajudará a ser lembrado.
7.Pense Informal
Livre-se dos ornamentos das grandes corporações.
A formalidade é muitas vezes perda de tempo. Operar como uma empresa menos hierárquica aumenta a produtividade de todos.
Quebre as convenções adote como na moda o pensamento casual.
8.Pense Humano
Mantenha sempre em mente que todo grupo é composto de seres humanos, que naturalmente reagem bem à simplicidade. O melhor conselho é respeite sempre a natureza humana.
9.Pense Cético
As forças da complexidade lhe dirão que algo não pode ser feito, quando, em geral, aquilo só requer um esforço adicional.
Não permita que o desânimo alheio imponha limites às suas ideias.
10. Pense em Estado de Guerra
Tempos extremos exigem medidas extremas.
Um momento extremo é quando suas ideias se vêem em uma situação de vida ou morte.
E quando a vida da sua ideia está em jogo, a última coisa que você quer é uma luta justa.
E mais nunca esqueça que sua arma mais eficaz é a sua paixão pela ideia.
Confesso que este livro tem sido um dos meus guias no meu trabalho Gestão de Finanças e Precificação nas empresas e negócios que trabalho e empreendi nos últimos anos.
Quem é Aloisio Sotero: Professor de Finanças e Precificação da BAEX, Escola Internacional para Executivos.Conselheiro Editorial do Jornal do Sertão