Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 04 de agosto de 2021

Educação

Incrivelmente Simples Por Alísio Sotero

Para quem deseja entender o sucesso do marketing vitorioso da Apple, o livro de Ken Segall nos mostra o caminho das pedras seguido por Steve Jobs .
E mais, Ken Segall foi diretor criativo da Apple e artífice da campanha publicitária mais famosa da empresa, “Think Different” como também trabalhou 12 anos com Steve Jobs, desde o seu retorno à Apple em 1997 até sua morte.

Postado em 22/06/2021 2021 14:32 , Educação. Atualizado em 22/06/2021 14:35

Colunista

Aloisio Sotero é professor de Finanças para Economia Digital, cofundador e professor da BAEX, Escola Internacional de Educação para Executivos e Conselheiro Editorial do Jornal do Sertão

“A simplicidade é máxima sofisticação “, assim pensava Leonardo Da Vinci e o inesquecível Steve Jobs com a sua obsessão pela simplicidade. 

E fazer o simples nem sempre é simples assim, bem como, o caminho mais simples nem sempre é o mais fácil. 

Em geral demanda mais tempo, mais energia e talento.

O livro que recomendamos hoje é o “Incrivelmente Simples”, de autoria de Ken Segall.

O Ken Segall foi também responsável pela criação do nome ” iMac” . 

Neste livro ele nos traz um relato profundo das ideias de Steve Jobs que levou a Apple  a ser uma das mais valiosas corporações do atual século

Segall aponta dois fatores chaves para o sucesso da Apple : primeiro a simplicidade em  todos os seus produtos segundo um líder carismático e visionário. 

Finalmente, na visão do Segall existem dez elementos essenciais da simplicidade que se juntam ao modo “Pensar Diferente”, de Steve Jobs e que se tornou o mantra da Apple.

E agora vamos conhecer agora os 10 princípios fundamentais do mantra da Apple 

 

1. Pense  Direto 

A simplicidade requer franqueza; seja direto, sem rodeios. Essa comunicação honesta inclui a política de feedbacks, dar e receber retorno. Essa atitude economiza tempo e evita retrabalho.

 

 2.Pense com Grupos Pequenos

Pequenos grupos de pessoas talentosas com autonomia, eis um fator incrivelmente poderoso. Um pensamento grandioso aliado à atenção em cada detalhe. Grupos pequenos tendem a ter melhores resultados.

 

3.Pense com Mínimo de Opções 

Muitas opções confundem. Saiba que, a cada vez que tenta comunicar mais de uma coisa, você está diluindo a atenção do seu público. Se for necessário transmitir várias mensagens, encontre um tema em comum a todas e concentre-se em promover essa ideia.

Um mar de escolhas significa nenhuma escolha ou o clássico “paradoxo da escolha “, onde o mais pode significar menos decisão.

Aqui lembro também de Barry Schwartz, economista,psicólogo e professor de Teoria Social da Swarthmore College defende a ideia que a maioria de nós estaria melhor se tivesse menos opções, e que muitos de nós sofremos demais para fazer a escolha certa.

 

4.Pense Movimento

Mire de forma realista no alto e mantenha-se sempre em movimento. Para atingir a excelência, dois elementos são necessários: primeiro planejamento segundo tempo. 

O cronograma perfeito não existe

Sempre desconfie do cronograma “tranquilo”.

 

5.Pense   Icônico

É sempre útil cristalizar sua forma de pensar em uma imagem que simbolize a ideia, ou o espírito dessa ideia. 

Com o tempo, uma imagem conceitual proporciona às pessoas um jeito fácil de identificar sua empresa, sua ideia ou seu produto.



6.Pense em uma  frase 

Palavras são poderosas, porém aumentar o número de palavras não aumenta necessariamente a clareza e o poder de suas ideias.

A melhor maneira de fazer você ou sua empresa parecerem mais inteligentes é expressar uma ideia com total simplicidade e clareza. Uma frase que ajudará a ser lembrado. 

 

7.Pense Informal 

Livre-se dos ornamentos das grandes corporações. 

A formalidade é muitas vezes perda de tempo. Operar como uma empresa menos hierárquica aumenta a produtividade de todos.

Quebre as convenções adote como na moda o pensamento casual.

 

8.Pense Humano

Mantenha sempre em mente que todo grupo é composto de seres humanos, que naturalmente reagem bem à simplicidade. O melhor conselho é respeite sempre  a natureza humana.

 

9.Pense Cético

As forças da complexidade lhe dirão que algo não pode ser feito, quando, em geral, aquilo só requer um esforço adicional. 

Não permita que o desânimo alheio imponha limites  às suas ideias

 

10. Pense em Estado de Guerra

Tempos extremos exigem medidas extremas.

 Um momento extremo é quando suas ideias se vêem em uma situação de vida ou morte. 

E quando a vida da sua ideia está em jogo, a última coisa que você quer é uma luta justa. 

E mais nunca  esqueça que sua  arma mais eficaz é a sua paixão pela ideia.

Confesso que este livro tem sido um dos meus guias no meu trabalho Gestão de Finanças e Precificação nas empresas e negócios que trabalho  e empreendi nos últimos anos.

 

Quem é Aloisio Sotero: Professor de Finanças e Precificação da BAEX, Escola Internacional para Executivos.Conselheiro Editorial do Jornal do Sertão