Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 08 de dezembro de 2021

Política

Reforma eleitoral deve valer para as eleições do próximo ano

Presidente da Câmara Federal recebeu o projeto que deve ser analisado até o fim de setembro

Postado em 27/06/2021 2021 12:04 , Política. Atualizado em 27/06/2021 12:23

Angelo Castelo Branco Jornalista e Escritor

Em meio a uma onda de negacionistas que assola o governo, a oposição e parte da mídia brasileira, a penúltima semana de Junho termina com uma informação positiva. A relatora do grupo de estudo para a reforma eleitoral, deputada Margarete Coelho, do PP-PI, entregou o texto que deverá ser discutido e transformado em lei até o final de setembro, a tempo de vigorar para as eleições do próximo ano. 

 

Brasil é líder mundial em judicialização de resultados eleitorais

O objetivo da Câmara Federal é fazer valer a vontade do eleitor haja vista que o Brasil é atualmente a nação que mais judicializa resultados eleitorais no mundo como consequência de conflitos em torno do uso da máquina de governos, propagandas enganosas, fakenews e coligações. Os processos judiciais têm causado danos ao eleitor que vê o seu voto desconsiderado por tribunais. 

 

Fundo partidário e voto impresso vão predominar na discussão

Os partidos políticos menores que não recebem dinheiro público do fundo eleitoral porque não elegerem o exigido número mínimo de deputados e senadores, vão tentar derrubar a cláusula de barreira que os impede de ter acesso aos recursos. Porém o tema mais polêmico é o que vai tratar da obrigatoriedade do voto auditado através da impressão em papel para que se compare o resultado do computador do TSE com o rolo das “notas fiscais”.