Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 28 de março de 2024

Cidades

Segurança: Sertão ganhará centro integrado de operações de defesa social

Principal cidade do Sertão do Pajeú, Serra Talhada ganhará a implantação de um Centro Integrado de Operações de Defesa Social – CIODS Sertão, complexo de segurança da Secretaria Estadual de Defesa Social – SDS/PE. O anúncio foi realizado na tarde da última quarta-feira (30/06), durante encontro do Gerente Geral do CIODS-PE, Cel. Luciano Nunes com a prefeita Márcia Conrado e demais representantes das forças de segurança e salvamento da região. Na ocasião, a prefeita Márcia Conrado oficializou a cedência do terreno onde será construído o CIODS Sertão, no bairro da COHAB. O centro abrigará as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto de Criminalística, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). O centro contará com tecnologias de última geração à disposição dos órgãos operativos de segurança e defesa social. 

Postado em 02/07/2021 2021 09:55 , Cidades. Atualizado em 02/07/2021 10:13

Jornalista ,

 

Prefeita Márcia Conrado oficializa cedência do terreno para construção do CIODS Sertão em Serra Talhada. Foto – SECOM/PMST

 

O anúncio foi realizado na tarde da última quarta-feira (30/06), durante encontro do Gerente Geral do CIODS-PE, Cel. Luciano Nunes com a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, e demais comandantes e representantes das forças de segurança e salvamento que atuam em Serra Talhada e região.

 

Na ocasião, a prefeita Márcia Conrado oficializou a cedência do terreno onde será construído o CIODS Sertão, localizado na Rua Cabo Joaquim da Mata, no Bairro da Cohab. Com área de 10.479,15 metros quadrados, atualmente o terreno abriga a sede do 14º Batalhão de Polícia Militar.

A prefeita Márcia Conrado comentou o andamento da parceria entre o Município e a SDS na área de segurança pública. “Estamos trabalhando essa importante parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social, para construção de um complexo que abrigará todas as forças de segurança e salvamento que atuam em Serra Talhada e região. Será um centro integrado, com investimentos em alta tecnologia voltada para a segurança pública, além da instalação inicial de vinte câmeras de monitoramento espalhadas na cidade, garantindo um maior desempenho aos órgãos de segurança, mais efetividade ao município através da atuação da Guarda Municipal e, consequentemente, mais tranquilidade para a nossa população”, disse.


 


De acordo com o Gerente Geral do CIODS, Cel. Luciano Nunes, a cedência do terreno pela Prefeitura possibilita o andamento da implantação do CIODS Sertão. “A partir de agora será enviado o projeto à Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, para captação de recursos federais, que serão usados na construção do CIODS Sertão”, afirmou. Segundo ele, não há previsão para início da obra, dependendo da disponibilidade de recursos.

 

O CIODS Sertão

O CIODS é responsável pela coordenação dos meios operacionais dos órgãos da Secretaria de Defesa Social (SDS), Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto de Criminalística, podendo agregar demais forças de segurança e salvamento, como Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

 

No local funcionará uma central de videomonitoramento, reforçando a segurança da população serra-talhadense. Inicialmente serão instaladas 20 câmeras de monitoramento na cidade de Serra Talhada. Com tecnologia de última geração, as câmeras terão sistema de reconhecimento facial e de placas veiculares. “Com as câmeras será possível controlar a circulação de veículos na cidade, os veículos que entram e saem dos bairros”, explicou o Cel. Luciano Nunes.

 

 

 

=