Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 08 de dezembro de 2021

Política

Cenário Tumultuado é Desafio para a Democracia

País resiste ao baixo nível de seus políticos

Postado em 11/07/2021 2021 10:34 , Política. Atualizado em 12/07/2021 10:12

Angelo Castelo Branco Jornalista e Escritor

 

O grotesco teatro do atual momento político mostra que o Brasil parece ter amadurecido a sua jovem democracia de 33 anos. Até agora, nenhum incidente abalou a estabilidade das instituições apesar da péssima qualidade dos atores, muitos dos quais mambembes de circos sem lona.

As ofertas dos partidos aos eleitores estão vencidas e fazem mal

A troca de farpas e insultos de baixo calão recheados com palavrões inadequados resultam da inexistência de critérios para a seleção de candidatos. Os partidos políticos ignoram solenemente o controle de qualidade ética ao abrir suas fichas de inscrições. Homologam candidaturas de gente que não consegue sequer uma certidão criminal negativa, mas que se torna autoridade ganhando salários milionários com o dinheiro do povo que roubou.

 

Episódios comprometem a categoria política

Réus, suspeitos de crimes, toscos e incultos provocaram tanta desordem e anarquia que a categoria de políticos de há muito deixou de figurar no ranking das atividades nobres para cair no descrédito. E apesar de tudo isso a sociedade e os meios de produção industrial, agrícola e de serviços se mantêm operando distantes do caos que infectou a política brasileira. Temos uma democracia. O que falta são políticos que pensem no Brasil e não nos interesses inconfessáveis.

 

Quem é Angelo Castelo Branco : Jornalista e Escritor

Assessor de Comunicação do Ministério da Educação

Secretário de Impressa da Prefeitura do Recife

Gestor de Comunicação da Celpe depois da privatização pelo grupo Iberdrola.

Autor dos Livros: Provocações da Memória (2008) e Um Artífice do Entendimento biografia do Ex-vice presidente da República, Marco Maciel (2017) José Ramos e Roberto Magalhães.