Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de março de 2024

Bem Estar

O Universo nos Imagina

O contato vivo com a realidade exterior só pode ser estabelecido no interior.

Postado em 17/07/2021 2021 13:17 , Bem Estar. Atualizado em 17/07/2021 13:17

Antônio José Jornalista e Editor do Jornal do Sertão

Inversamente contrário ao que muitos pensam, nosso contato com o mundo exterior se estabelece no mundo interior por meio da projeção de nossa percepção. Ninguém pode me dizer qual o sabor de uma fruta. Para conhecer basta o sabor de fruta, mas é preciso comê-la. Aqui está o esoterismo, comer a fruta. Sentir, perceber, pensar por nós próprios. É impossível deixar que um especialista pense por nós, porque um especialista é alguém que não compreende nada sobre nós.

Ninguém tem autoridade para dizer o que é o mundo.

O cardiologista entende do coração, não entende do fígado, do cérebro, da vida nem dos intestinos: não entende nem do coração, porque o coração sem fígado, sem intestinos, sem cérebro nem emoções é um coração arrancado da pessoa, não funciona, nem a pessoa. Um especialista em Economia não entende de pessoas, não entende nem de Economia. Um especialista em Psicologia não entende de fígado, de Economia, de eletrônica, de informações, não entende nem da sua especialidade. Não existem autoridade em matéria de Universo, o Universo é grande demais, é misterioso, ninguém pode pretender ser científico. Ninguém tem autoridade para nos dizer o que é o mundo, o que é verdadeiro. O seguidor de uma Faculdade, de uma Igreja, de uma doutrina cientifica é uma ovelha. Não somos um rebanho, somos gente. Gautama, o próprio Buda, diz: “Não acreditem o que estou ensinando. Pensem, examinem, experimentem e, se vocês acharem proveito, usem.” A verdade é como o sabor da fruta, uma experiência pessoal, interior. Minha verdade pode ser tóxica para você, sua verdade pode me destruir.

Divulgação

A verdade nasce dentro de nós

A verdade não sai da boca de ninguém, a verdade nasce dentro de nós, e dá sentido, sabor, encanto, propósito a nossa vida. Não estou dizendo que não se deve ler, não estou dizendo que não se deve escutar ninguém, não estou dizendo que não se deve estudar. Estou dizendo de ler, de escutar nossos amigos com atenção, de buscar. Estou dizendo de  nossas experiências, porque o mundo é misterioso, e o que você vê, eu não estou vendo. Sua visão me enriquece. Sua inteligência me inspira. Estou apenas lembrando, lembrando primeiro para mim, porque esqueço, hipnotizado pelo brilho e pela certeza, e lembrando a você que podemos pensar por nos próprios, que nossa inteligência pessoal é infinita, e que nosso dever e nosso prazer é usá-la. Deixe sua inspiração alçar voo. Temos o Universo dentro de nós. Deixe sua imaginação alçar voo e voar longe nessa imensidão. Sim, sua imaginação. O Universo não pensa em Português, nem em qualquer outro idioma. O Universo pensa em relações multidimensionais, como um átomo, um simples átomoque percebe um outro átomo, sua natureza e sua distânciatem uma imagem do outro átomo. O Universo pensa em imagens. Imaginamos o Universo, e o Universo nos imagina.