Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de setembro de 2021

Política

Redes sociais já indicam juízo de valor nas democracias

Absolutismo do estado cubano ainda sensibiliza políticos no Brasil

Postado em 25/07/2021 2021 13:13 , Política. Atualizado em 25/07/2021 13:13

 

Angelo Castelo Branco Jornalista e Escritor

Os antigos confrontos ideológicos envolvendo o regime absolutista de Cuba perduram na América Latina e seguem influenciando processos eleitorais no Brasil. A ditadura fundada por Fidel Castro há 60 anos permanece sensibilizando os partidos de esquerda, embora viole fundamentos dos direitos humanos consagrados pelas democracias. O autoritarismo cubano exerce controle sobre a vida das pessoas impondo restrições e interferências na privacidade comparáveis aos sistemas feudais da Idade Média.

 

PT e esquerda cultivam visão liberal

A simpatia da esquerda, incluindo os líderes petistas, pelo modelo político hermético de Cuba tem sido motivo de polêmicas que sobem o tom todas as vezes que o Brasil realiza eleições presidenciais. Cuba ganhou investimentos financiados com recursos do povo brasileiro durante os governos do PT e os líderes do partido são recebidos na ilha com honras de chefes de estado. Há poucos meses o ex-presidente Lula passou uma temporada no arquipélago.

 

Concessão ideológica anacrônica cobra um preço

O ingrediente político cubano começa agora a ser considerado também pelos índices de popularidade digital. O IPD é um indicador de imagem recente que mede a intensidade dos líderes através da presença e adesões nas redes sociais. O Jornal Folha de São Paulo aponta que as declarações de apoio do ex-presidente Lula à ditadura de Cuba fez com que o seu IPD despencasse de 43,18 para 27,48. O mundo mudou e é preciso estar atento.

 

Quem é Angelo Castelo Branco :Jornalista e Escritor

Assessor de Comunicação do Ministério da Educação

Secretário de Impressa da Prefeitura do Recife

Gestor de Comunicação da Celpe depois da privatização pelo grupo Iberdrola.

Autor dos Livros: Provocações da Memória (2008) e Um Artífice do Entendimento biografia do Ex-vice presidente da República, Marco Maciel (2017) José Ramos e Roberto Magalhães.