Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de setembro de 2021

Esportes

Atleta paralímpico de Orocó representa o Sertão de Pernambuco nos Jogos de Tóquio 2021  

O Sertão de Pernambuco marca presença nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2021. Os atletas sertanejos Raimundo Nonato (Natinho), natural de Orocó, e Kayo Fabrício, natural de Arcoverde, integram a delegação pernambucana composta por 21 atletas, paratletas e treinadores. Natinho é atleta da Seleção Brasileira de Futebol de 5, que disputará as Paralímpiadas, enquanto o judoca Kayo Fabrício foi convocado para apoiar os atletas da Seleção Brasileira na competição. Os Jogos Olímpicos acontecem de 23 de julho a 08 de agosto e os Jogos Paralímpicos serão de 24 de agosto a 05 de setembro de 2021.

Postado em 28/07/2021 2021 11:28 , Esportes. Atualizado em 28/07/2021 11:38

Jornalista , Editor Antônio José em Esportes

Paratleta de Orocó, Raimundo Nonato (Natinho), representa o Sertão nas Paralímpiadas de Tóquio – Foto/Divulgação

 

Natural de Orocó, no Sertão do São Francisco, o atleta paralímpico Raimundo Nonato Alves Mendes, conhecido por Natinho, é integrante da Seleção Brasileira de Futebol de 5, exclusiva para deficientes visuais.

Aos 34 anos, Natinho tem 1,76 metros e conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos de Verão 2012, em Londres, e nos Jogos Paralímpicos de Verão 2016, no Rio de Janeiro. Ele também conquistou os títulos da Copa América IBSA (2013), do Mundial da IBSA (2014) e dos Jogos Parapan-Americanos (2015).

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio acontecerão de 24 de agosto a 05 de setembro de 2021. A estreia de Natinho com a Seleção Brasileira de Futebol de 5 na competição está marcada para 29 de agosto, no Aomi Urban Sports Park.

Judoca arcoverdense Kayo Fabrício integra equipe de apoio da Seleção Brasileira em Tóquio. Foto/Divulgação

O segundo sertanejo em Tóquio é o judoca sub-21 Kayo Fabrício Santos, de 19 anos. Natural de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, Kayo foi convocado pela Seleção Brasileira para compor a equipe de apoio técnico da delegação brasileira de Judô nos Jogos Olímpicos.

Apesar de não competir esse ano nas Olímpiadas, Kayo está em fase de preparação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O judoca arcoverdense é medalhista em circuitos europeus, vice-campeão brasileiro em 2019 e disputou o Torneio Mundial de Judô no Cazaquistão. Em virtude da pandemia, Kayo estava sem competir há um ano,

 

Pernambuco nas Olímpiadas 2021

A delegação pernambucana é composta por 21 atletas, paratletas e treinadores nas Olímpiadas e Paralímpiadas de Tóquio 2021. Ao todo, os pernambucanos disputarão dez modalidades. São elas: futebol, vôlei, natação, handebol, futebol de 5, judô, atletismo, bocha, goalball e tênis de mesa.

A delegação olímpica pernambucana é composta por seis atletas: Etiene Medeiros (natação); Érica Sena (marcha atlética); Duda (futebol); Bárbara (futebol); Nino (futebol); e Renata Arruda (handebol). Na comissão técnica, três nomes representam Pernambuco: os auxiliares técnicos Cristiano Rocha e Paulo Coco, no handebol feminino e no vôlei feminino, respectivamente, e Kayo Fabrício, apoio técnico no judô.

A delegação paralímpica pernambucana é composta por doze atletas: Ana Cláudia, Leylane dos Santos e Jeohsah Bezerra (paratletismo); Andreza Vitória e Evani Soares (bocha); Maria Carolina Santiago e Phelipe Andrews Rodrigues (Natação); Raimundo Nonato (Futebol de 5); e Moniza Aparecida (Goalball).