Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de setembro de 2021

Cultura

Bebês pagãos POR BRUNO ALEXANDRE

Hoje, Bruno Alexandre fala do batismo como Um dos ritos mais importantes da igreja católica, o o primeiro dos sete sacramentos.

Postado em 06/08/2021 2021 17:52 , Cultura. Atualizado em 06/08/2021 16:13

Jornalista , Editor Antônio José em Cultura

Bruno Alexandre
Professor e Escritor
Colunista do Jornal do Sertão

A importância do batizado

Desde muito tempo no sertão, do tempo em que muitas cidades do interior possuíam parteiras como as principais responsáveis pelos partos da região, circula a lenda de que os recém-nascidos precisam ser batizados o quanto antes. Um dos ritos mais importantes da igreja católica, o batismo representa o primeiro dos sete sacramentos e é considerado um rito de passagem. No entanto, para os mais velhos da época, o batismo também representa a libertação dos bebês de conviver com o mundo espiritual ao seu redor.

A criança que não é batizada enxerga espírito.

Logo após o nascimento do meu primo, uma das primeiras coisas que a minha vó fez questão, foi em agendar logo a data do batismo. Para ela, uma criança que não fosse batizada passava a ter contado com o mundo espiritual, vendo vultos, visagens e aparições, que só sumiriam após o batismo, essas eram as principais consequências causadas a um bebê chamado de pagão. O nome “pagão “é dado aos recém-nascidos que ainda não passaram pelo rito do batismo, ficando vulneráveis a tais aparições espirituais. 

Reprodução net

Espíritos pagãos

Ainda segundo a lenda, quando uma pessoa morre antes de ser batizado, ou seja, morre ainda pagão, o seu espírito não encontra paz e fica perambulando por aí. Existem diversas versões acerca do que espíritos pagãos podem fazer, tudo depende da idade em que a pessoa tinha quando morreu. Geralmente os espíritos de crianças e recém-nascidos não apresentam perigo iminente e apenas aparecem para outras crianças pagãs atrás de brincadeira. Alguns dizem que é possível ouvir o choro ou a risada deste tipo de espírito, principalmente de madrugada. Por outro lado, existem histórias de que outros espíritos pagãos podem não ser tão amigáveis assim durante o contato.

 

 

Bruno Alexandre. Licenciado em química e professor de ciências no ensino fundamental II, em Petrolina. Conta lendas, causos e histórias sobre o sertão no tik tok e no Instagram.