Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de setembro de 2021

Política

A dinâmica da democracia assusta o Brasil

O Brasil ainda não conseguiu digerir as consequências e os desdobramentos da democracia plena aqui instalada desde 1988 com a promulgação da atual Constituição e o resgate do estado de Direito.

Postado em 05/09/2021 2021 11:29 , Política. Atualizado em 05/09/2021 11:29

 

Angelo Castelo Branco Jornalista e Escritor

 

Os atletas da política não parecem saber que a democracia é um sistema dinâmico, permanentemente desafiado e posto à provas que se sucedem indefinidamente. Cada ciclo de governos e cada eleição será  pautada por choques antagônicos, e se assim não for a democracia inexiste. 

 

Paradoxo desafia a inteligência 

Causa perplexidade que instituições ligadas aos três poderes reajam contra discursos e opiniões da direita e da esquerda que, por mais absurdas que sejam, podem ser defendidas por qualquer cidadão porque a democracia lhes assegura a liberdade de expressão do pensamento e o direito à opinião. 

 

O contrapeso da liberdade e a responsabilidade 

Estao confundindo insultos ou agressões de natureza pessoal como se fossem uma ameaça à democracia, porém não o são. A democracia assegura o pleno direito a quem se considerar agredido e para isso existem os processos penais igualmente democráticos e concebidos para punir legalmente os acusados formais de injúrias e difamações. Bradar que a opinião ou frase de alguém significa uma ameaça à democracia nao combina com a essência do regime que custou à nação sangue, suor e lágrimas.