Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de setembro de 2021

Cultura

JS enaltece os 90 anos da Associação da Imprensa de Pernambuco

AIP celebra a nona década de existência neste mês de setembro. Luiz Felipe Moura, presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-PE) destacou passagens marcantes da história da entidade e sugere criação do Museu da Imprensa do Estado, em artigo assinado na Folha de Pernambuco

Postado em 10/09/2021 2021 19:18 , Cultura. Atualizado em 10/09/2021 22:36

Jornalista , Editor Antônio José em Cultura


O presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-PE), Luiz Felipe Moura teve um artigo divulgado no Jornal de Folha de Pernambuco nesta última quinta-feira (09).  O JS referenda o  texto publicado no periódico que destacou os 90 anos da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP).

A AIP, desde sua fundação, em 12 de setembro de 1931, foi criada com o objetivo de defender a liberdade de imprensa e a democracia. O presidente da entidade pontuou que a formação da Associação ocorreu na Era Vargas.

 “Época marcada pela utilização da violência para impor o silêncio e pelos diversos atentados a jornalistas pernambucanos, com o objetivo de censurar e anular o exercício do jornalismo”, pontuou Luiz, em trechos do artigo,lembrando que a entidade de imprensa é a mais antiga de Pernambuco e a terceira mais antiga do Brasil.

No artigo, Luiz Felipe ainda citou a intervenção da entidade durante o empastelamento e a prisão de vários redatores da Folha do Povo, a elaboração do Fundo de Liberdade de Imprensa, a denúncia de sequestro do jornalista Iran Pereira e a perseguição de Paulo Cavalcanti, além das repetidas prisões do jornalista Carlos Garcia, que presidia a AIP à época. O artigo também lembrou que em 2010 a associação viveu um dos momentos mais críticos quando perdeu a sede em um leilão trabalhista.

Por fim, o presidente da Abrajet-PE encerrou o texto sugerindo a criação do Museu da Imprensa de Pernambuco, vinculado à AIP, “para ser um memorial da nossa imprensa, onde se possa apreciar a história do jornalismo pernambucano”. O JS corrobora com a iniciativa e exalta aqui nossa homenagem aos 90 anos da entidade.