Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 28 de março de 2024

Cidades

Dormentes recebe placa de 1º lugar no ranking Sudene de eficiência em gestão 2020

Nesta quinta-feira (16), a cidade de Dormentes, no Sertão do São Francisco, recebeu a placa de 1º lugar em Pernambuco do Ranking Sudene IGM/CFA 2020, que analisa a eficiência da gestão pública dos municípios da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional. Entre os critérios de avaliação estão: desempenho, finanças e gestão. São José do Egito, no Pajeú, venceu a categoria de cidades entre vinte e cinquenta mil habitantes; Salgueiro, no Sertão Central, ficou em primeiro lugar na categoria entre cinquenta e cem mil habitantes; e Petrolina, no Sertão do São Francisco, venceu na categoria de cidades acima de cem mil habitantes, com índice de gestão 6,74

Postado em 17/09/2021 2021 16:11 , Cidades. Atualizado em 17/09/2021 18:50

Jornalista ,

Entre os critérios de avaliação estão: desempenho, finanças e gestão. O trabalho é um dos desdobramentos do acordo de cooperação celebrado junto ao Conselho Federal de Administração (CFA). O ranking foi divulgado em dezembro de 2020.

Fotos: Prefeitura de Dormentes

Com índice geral de 6,74, Dormentes lidera um ranking de 75 municípios pernambucanos com população de até 20 mil habitantes. O IGM médio entre as cidades com este perfil foi de 5,34. Além disso, o IGM conquistado por Dormentes, colocou o município à frente das seguintes capitais nordestinas: João Pessoa/PB (6,49), Natal/RN (6,08), Teresina/PI (5,89), Aracaju/SE (5,75), Recife/PE (5,68), Maceió/AL (5,62) e São Luís/MA (4,95). Além dos municípios do Nordeste, o Ranking Sudene IGM-CFA 2020 levou em consideração o Norte de Minas Gerais e o do Espírito Santo, que fazem parte do território sob influência da autarquia.

A prefeita Josimara Cavalcanti ressaltou a conquista do prêmio para o Município. “Receber novamente um prêmio desta importância nos mostra que estamos no caminho certo. Este é o reconhecimento do nosso esforço diário para garantir a transparência e a responsabilidade com as contas públicas e os investimentos em nosso município. Resultado de uma gestão sempre comprometida com o nosso povo e com a nossa Dormentes”, comemorou Josimara.

Desempenho do Sertão

Além do primeiro lugar conquistado por Dormentes, as cidades de Quixaba, Brejinho, Granito, Carnaíba, Afrânio, Terra Nova, Triunfo, Iguaracy, Cedro, Orocó, Venturosa, Itapetim e Santa Filomena aparecem entre as vinte melhores do ranking na categoria até vinte mil habitantes em Pernambuco.



Na categoria de cidades entre vinte e cinquenta mil habitantes, o primeiro lugar foi para São José do Egito, no Sertão do Pajeú, com índice 6,80. Aparecem ainda entre as vinte melhores: Sertânia, Afogados da Ingazeira, Cabrobó, Lagoa Grande, Ibimirim, Ipubi, Custódia, Floresta, Bodocó e Tacaratu.

Na categoria de cidades entre cinquenta e cem mil habitantes, o primeiro lugar é de Salgueiro, no Sertão Central, com índice 6,56. Arcoverde ficou em terceiro lugar, com índice 6,45; Serra Talhada em quarto lugar, com índice 6,34; Araripina em oitavo, com índice 5,52; e Ouricuri em décimo terceiro, com índice 5,12.

Petrolina, no Sertão do São Francisco, lidera o ranking estadual de cidades acima de cem mil habitantes, com índice de gestão 6,74.