Cidades do Sertão apresentam balanço do Dia “D” contra a Covid-19
O dia D foi no último sábado, 25 de setembro. No Sertão, a mobilização foi intensa em Petrolina, Serra Talhada, Salgueiro e Arcoverde. O Dia D teve como alvo principal a aplicação da segunda dose e a vacinação dos adolescentes a partir de 12 anos.
Postado em 27/09/2021 2021 16:20 , Saúde. Atualizado em 27/09/2021 16:32
Em Petrolina…
Ao todo, mais de 150 profissionais de saúde participaram da ação em Petrolina, no Serão do São Francisco. Foram disponibilizados 18 polos para o atendimento ao público e mais de 4 mil pessoas compareceram aos locais de vacinação.
A secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, reforçou a importância do esquema vacinal completo. “É de grande relevância que as pessoas concluam a vacinação contra a COVID-19. Realizamos o dia D neste sábado, mas o agendamento continua na plataforma. Então, é preciso a atenção às datas aprazadas no cartão de vacina”, concluiu a secretária.
Serra Talhada
O Dia D teve grande mobilização também em Serra Talhada, no Pajeú. Foram 710 pessoas vacinadas com a primeira dose e 854 com a segunda dose, somando 1.564 doses aplicadas contra a doença no único polo de atendimento montado na Autarquia Educacional – AESET. O destaque foi a abertura da vacinação dos adolescentes de 17 anos sem comorbidades.
Ao todo, 565 adolescentes receberam a primeira dose do imunizante da Pfizer. “Nosso Dia D foi muito positivo, onde conseguimos completar o esquema vacinal de mais de oitocentas pessoas com a segunda dose, além de vacinarmos mais de setecentas pessoas com a primeira dose, incluindo adolescentes de dezessete anos sem comorbidades, que atenderam a nossa convocação e compareceram à AESET”, comentou a secretária de Saúde, Lisbeth Lima.
Salgueiro e Arcoverde
Salgueiro, no Sertão Central, realizou mutirão da segunda dose na sede da Secretaria Municipal de Saúde. Já Arcoverde, no Moxotó, aplicou segunda dose e atendeu todas as faixas liberadas com a primeira dose, incluindo adolescentes a partir de 12 anos. As duas cidades não divulgaram o número de vacinados no sábado (25).