Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 22 de março de 2024

Bem Estar

Sinais de ansiedade que não devem ser ignorados. Por Daniel Lima

A ansiedade é uma reação natural do corpo ao stress. Todos nós sentimos ansiedade sempre que temos medo de algo.

Postado em 29/09/2021 2021 16:52 , Bem Estar. Atualizado em 29/09/2021 16:53

Colunista

Daniel Lima – Teólogo, Filósofo e Psicanalista/GBPSF/ISFN. @daniellima.pe

Ela é saudável na medida em que nos leva a reagir perante os desafios da vida. Porém, o problema é quando a ansiedade surge sem uma razão aparente e se prolonga no tempo, passando a dominar por completo a nossa vida cotidiana. Quando as pessoas dizem que sentem um estado de ansiedade permanente e que, na maioria das vezes  desconhecem a causa de tanta ansiedade, aqui já não é uma ansiedade tida como “natural”, mas sim, um estado de sofrimento psíquico. 

 

A ansiedade é uma condição extremamente complexa e multifatorial

O que cada pessoa sente, muitas vezes são difusos e incluem a sensação de cansaço, irritabilidade, dificuldade de concentração, perturbação do sono, entre outras. A origem dessas sensações pode estar ligadas à doenças orgânicas, intoxicações, situações traumáticas, uso de medicamentos específicos, desregulação hormonal e uso de drogas ou álcool, por exemplo. Mas também pode estar relacionada ao estresse diário, principalmente em momento como este, de grandes mudanças devido à pandemia.

 

A diferença entre ter o transtorno de ansiedade e se sentir ansioso reside no nível dos sintomas

No transtorno, as manifestações físicas e sensações emocionais podem prejudicar a funcionalidade da pessoa, gerar intenso sofrimento e até incapacitá-la em sua vida profissional e afetiva. A ansiedade pode criar estados obsessivos de pensamentos constantes focados nos medos que muitas vezes não são reais. Pessoas com este tipo de ansiedade estão sempre preocupadas com o seu desempenho, com medo de falhar até em tarefas mais simples. Este estado de sofrimento tem origem em questões psicológicas que provocam comportamentos ansiosos e quase sempre tem origem na infância. Porque crianças que sofrem muita pressão dos seus pais, tutores e professores, com graves repressões por falharem nas tarefas propostas, com exigências excessivas de perfeccionismo, quase sempre têm uma tendência a gerarem estados que na psiquiatria são chamados de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). 

Reprodução

 

É possível a criança manifestar desde cedo alguns sintomas, 

Mesmo sendo um sofrimento mais comum em adultos, as crianças que são muito nervosas, que tem dificuldade de concentração, manifesta comportamentos hiperativo, acabam sendo expostas a um nível de stress excessivo e que se os seus cuidadores não reverterem as estratégias educativas, podem prolongar a ansiedade e o stress para a vida adulta. A psicanálise é uma grande aliada na resolução destes sintomas, pois um processo analítico ajudará as pessoas a administrarem, a saber lidar com os seus medos, conseguindo colocar em perspectiva os acontecimentos que no passado criaram estados de stress e medo. No entanto, nem sempre é fácil chegar até aqui. Entretanto, existe um obstáculo para o tratamento desta perturbação, o fato das pessoas não reconhecerem que precisam de ajuda. 

 

O tratamento existe e é eficaz.

Mas devido o preconceito com sofrimentos psíquicos, ou doenças mentais, ninguém quer assumir que sofre com esta perturbação psicológica. O primeiro sinal de alerta para procurar ajuda é a dificuldade em manter um sono reparador, porque pessoas ansiosas não dormem bem e, isso prejudica bastante a sua qualidade de vida. Fé E, uma vez que esta é uma perturbação que nasce do stress, sobretudo do stress criado nas crianças, os pais devem estar atentos, pois como são os pais que muitas vezes, mesmo sem querer, potencializam este nível de stress nas crianças, então, são os pais que devem pedir ajuda para encontrarem outras formas de parentalidade e criar ambientes mais relaxantes e protetores do bem-estar dos filhos. Se você tem se sentido constantemente ansioso, é importante buscar ajuda profissional que pode avaliar e discernir qual a melhor estratégia clínica e tratamento no seu caso.


Daniel Lima Gonçalves – Psicanalista, Filósofo e Teólogo.
www.psicanalisedaniellima.blogspot.com.br  /  Instagram: @daniellima.pe Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi – GBPSF;Member of International Sândor Ferenczi Network – ISFN;Associado à Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica – SBFA.