Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de outubro de 2021

Economia

Há ciclos que nos aprisionam! Por Tikinha Alburquerque

O momento de agir é no comportamento, como?

Postado em 04/10/2021 2021 10:09 , Economia. Atualizado em 04/10/2021 10:22

Tikinha Albuquerque Master Coach Escreve a Coluna Empreendedorismo para o JS Foto : Arquivo Pessoal

 

PENSAMENTOS geram SENTIMENTOS, que geram AÇÕES, que geram RESULTADOS.

O que é importante fazer, então, para ter resultados melhores?

Mudar nosso padrão de pensamento. O nosso modelo mental, ou seja, a nossa percepção sobre o mundo que nos rodeia. Exatamente… A NOSSA MENTE é a responsável pelo nossos resultados que temos positivos ou negativos na VIDA!

Comportamentos autodestrutivos se acumulam e se multiplicam em nossas vidas. Cada comportamento que torna sua vida desequilibrada aumenta o poder de outras práticas autodestrutivas.

Para conduzir uma vida emocionalmente inteligente, devemos aprender a observar e questionar nossos estados emocionais, pois frequentemente nossa interpretação da realidade é distorcida por eles.



Vamos tomar como exemplo alguns comportamentos autodestrutivos bastante comuns.

Dormir mal. Alimentar-se mal. Ser sedentário. Procrastinar. Acumular atividades simultâneas. Nunca terminar o que se começa. Manter uma rotina desorganizada e caótica. Rodear-se de pessoas que estimulam o que há de pior em você.

Basta adotar apenas um desses comportamentos em sua vida, isso aumentará significativamente suas chances de adotar todos os demais.

Muita gente vive presa nesse tipo de ciclo autodestrutivo. Praticamente tudo que essas pessoas fazem alimenta o seu próprio desequilíbrio, desde os menores até os maiores comportamentos. Pessoas que vivem assim se sentem aprisionadas, sem controle da própria vida.

Tudo o que você pensa e faz gera consequências (boas ou ruins)

Quando começamos a treinar a nossa inteligência emocional, isto é, a inteligência que nos permite conhecer e usar as nossas emoções a nosso favor, entendemos também a partir de que momento elas são originadas.

As emoções, além de darem origem a vários sentimentos que, muitas vezes, desconhecemos, não aparecem do nada. Emoções e sentimentos são originados de pensamentos.

É fundamental que você entenda que a partir do pensamento, você irá nutrir um sentimento e após isso, ocorrerá um comportamento correspondente. E, o importante está aqui, entender que é “o comportamento” que irá trazer ou não o resultado que você espera alcançar.

O momento de agir é no comportamento, como?

Mesmo que o sentimento seja oposto faça o que tiver que ser feito, não espere chegar à vontade de fazer, esperar estar motivado… não é assim que a nossa mente funciona. O caminho é o do ENFRENTAMENTO!

Enfrentar quem? VOCÊ mesmo!

Apenas com a mudança dos pensamentos é possível ter os resultados que deseja!

A matemática é simples: Aplicar os 4 pilares da inteligência emocional para desenvolver e melhorar a vida pessoal e profissional que são: autoconsciência, autogerenciamento, consciência social e gerenciamento de relacionamentos, assim você passa a entender como trabalhar o que você sente a seu favor e na conquista dos seus maiores objetivos.

“Pensamento solto conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem a ações. Ações conduzem a resultados.” T. Harv Eker

 

Tikinha Albuquerque