Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 25 de outubro de 2021

Saúde

Sertão começa a aplicar dose de reforço contra a Covid-19

O Jornal do Sertão deu um giro pelas cidades de Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada, Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Sertânia para conferir a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19. A aplicação é autorizada para idosos a partir de 60 anos e profissionais de saúde com esquema vacinal completo há seis meses, além de imunossuprimidos com esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias.

Postado em 07/10/2021 2021 11:40 , Saúde. Atualizado em 06/10/2021 23:47

Jornalista , Editor Antônio José em Saúde

Petrolina aplica dose de reforço nos idosos. Foto/Prefeitura de Petrolina

 

Autorizada pelo Governo de Pernambuco no último dia 1º de outubro, a dose de reforço contra a Covid-19 começa a ser aplicada nas cidades do Sertão. A aplicação foi liberada para profissionais de saúde que completaram o esquema vacinal até o dia 31 de março, exatos seis meses após a segunda dose, e para a população pernambucana a partir dos 60 anos de idade.

“Como na primeira fase da vacinação dos profissionais de saúde pernambucanos, ainda no primeiro trimestre de 2021, o Estado assumirá a imunização da dose de reforço desses trabalhadores da rede estadual. Já os municípios devem ficar responsáveis pelos serviços municipais, atentos também aos profissionais autônomos da categoria. Dessa forma, reforçaremos ainda mais a imunidade de quem está na linha de frente do combate à pandemia, assim como dos idosos a partir de 60 anos, um dos grupos vulneráveis ao vírus”, pontuou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Petrolina abriu agendamento para idosos, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades

Em Petrolina, no Sertão do São Francisco, a Secretaria de Saúde abriu na segunda-feira (4) as primeiras vagas de agendamento para terceira dose das pessoas com comorbidades graves.

As comorbidades elegíveis são: Imunodeficiência primária grave; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólio ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; uso de corticoide em doses maior ou igual 20mg/dia de prednisona ou equivalente, por maior ou igual 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; pacientes em hemodiálise; pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).


 

 


Na terça-feira (05), Petrolina abriu vagas de agendamento para idosos a partir de 60 anos e profissionais de saúde que tomaram a segunda dose até o dia 31 de março. O agendamento é feito na plataforma: vacina.petrolina.pe.gov.br. A vacinação para as pessoas agendadas teve iniciou nesta quarta-feira (06).

Para os idosos que não tem acesso à internet, os Agentes Comunitários de Saúde irão fazer o levantamento das pessoas nessa faixa etária que estão aptas a receber a dose de reforço do imunizante. Essa semana, a Secretaria de Saúde terá uma reunião com as equipes da Atenção Básica para alinhar toda a estratégia de atendimento para essa população e, posteriormente terá divulgação dos dias e locais para esse público.

Arcoverde, Sertânia e Serra Talhada vacinam profissionais de saúde, idosos a partir de 60 anos e imunossuprimidos  

Em Arcoverde, no Moxotó, a Secretaria de Saúde e o PNI Municipal iniciaram na terça-feira (05) o reforço para profissionais da saúde. Para a aplicação, é necessário ter seis meses de recebimento da segunda dose. A vacinação fica disponível na sede do PNI, localizada na Rua Sálvio Napoleão Arcoverde, n° 58, no centro da cidade, próximo ao espaço de recepções Era Uma Vez, das 8h às 16h.

Nesta quarta-feira (06), a etapa passou a abranger idosos com 60 anos ou mais que já receberam a segunda dose há seis meses; e pessoas imunossuprimidas com esquema vacinal das duas doses concluído há pelo menos 28 dias.

Para idosos, as aplicações da dose de reforço estão disponíveis tanto na sede do PNI Municipal, quanto nos pontos de vacinação da quadra do Sesc Arcoverde, da Aesa e da Praça da Bandeira, no horário das 8h às 16h. Como documentos necessários para receber a imunização, é necessário levar RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.

 

 

Já para imunossuprimidos, as vacinações devem ser recebidas na sede do PNI, localizada na Rua Sálvio Napoleão Arcoverde, n° 58, no centro da cidade, próximo ao espaço de recepções Era Uma Vez, das 8h às 16h.

Em Sertânia, também no Moxotó, o cadastro para a dose de reforço dos idosos partir dos 60 anos, trabalhadores da Saúde e imunossuprimidos está disponível desde o sábado (02/10), no site  http://www.sertania.pe.gov.br/ ou no aplicativo “SertâniaVacina” (tudo junto), que está disponível para Android.

As pessoas que já possuírem cadastro deverão alterá-lo para “Dose de Reforço”, e aquelas que ainda não possuem deverão fazê-lo assinalando também a opção “Dose de Reforço”. No dia da vacinação será necessário levar toda a documentação solicitada: RG, CPF, Cartão do SUS, Cartão de Vacinação Covid-19 (equivalente a primeira e segunda dose) e Comprovante de Residência. O agendamento será liberado quando houver doses disponíveis para esses três grupos

Mesma situação encontra-se Serra Talhada, no Pajeú. A Secretaria de Saúde iniciou a aplicação da dose de reforço nos idosos a partir de 60 anos e profissionais de saúde com esquema vacinal completo há seis meses, e pessoas com baixa imunidade com esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias, como preconiza o Ministério da Saúde.

A vacinação acontece nas unidades de saúde mediante convocação através da plataforma VacinaSerra: https://vacinaserratalhada.com.br/solicitacoes/cadastro.

 

Salgueiro e Afogados da Ingazeira iniciam reforço com a imunização dos idosos

Em Salgueiro, no Sertão Central, a dose de reforço foi liberada nesta quarta-feira (06) para os idosos de 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose da vacina há 6 meses.  A terceira aplicação para este público acontecerá na Secretaria de Saúde, e é necessário apresentar documento de identificação com foto e cartão de vacinação para receber o imunizante.

Assim como Salgueiro, a cidade de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, abriu o agendamento de reforço inicialmente para as pessoas com 60 anos ou mais, independentemente de ter ou não comorbidades.

Podem agendar a dose de reforço pessoas, dentro dessa faixa etária, que tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses. A vacinação está sendo aplicada na quadra da escola Monsenhor Antônio de Pádua Santos, de segunda à sexta, das 8h às 17h. Nos sábados e domingos, o horário da vacinação é de 8h às 13h. O agendamento deve ser feito pelo site: https://www.afogadosdaingazeira.imunizape.com.br