Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 23 de outubro de 2021

Economia

Como manter a equipe motivada e engajada em tempos de crise  

O simples ato de fazer o reconhecimento do trabalho e desempenho pode aumentar a produtividade, diminuir a rotatividade, inspirar lealdade e aumentar o engajamento.

Postado em 11/10/2021 2021 17:13 , Economia. Atualizado em 11/10/2021 17:13

Tikinha Albuquerque Master Coach Escreve a Coluna Empreendedorismo para o JS Foto : Arquivo Pessoal

Em períodos de crise, manter a equipe motivada e engajada tem sido um grande desafio, principalmente na velocidade em que o mundo dos negócios está mudando e com consumidores cada vez mais exigentes.

Com o advento da COVID-19, foi necessário de maneira repentina reorganizar os processos das empresas, bem como, ativar o modo “on-line”, fazendo com que empresas do dia para noite reinventasse à sua maneira de executar suas tarefas. No entanto, essa necessidade de isolamento, causou nos indivíduos sentimentos de solidão, medo e em alguns a sensação de desvalorização, reverberando nas tarefas diárias.

Neste sentido, é papel da empresa atuar junto aos colaboradores, apresentar maneiras de integração, mesmo que o trabalho esteja sendo realizado a distância, visando proporcionar melhoria na atuação do trabalho e conseguir superar a crise com seriedade e serenidade.

Muito se fala em “engajamento” nos últimos tempos, alguns líderes tem se queixado de suas equipes, reclamam da falta de engajamento dos colaboradores, e citam a importância de “dar um UP nas pessoas”.

O que a maioria desconhece é que eles não estão falando de engajamento e sim de “motivação”. Para começar, é importante enfatizar os conceitos de um e de outro.

A motivação é a intenção para a ação, ou seja, o motivo que me leva a fazer algo (MOTIVO + AÇÃO = MOTIVAÇÃO). Na base da motivação humana estão as necessidades básicas do ser humano. As pessoas se movem apenas e tão somente para satisfazer suas próprias necessidades (fome, sede, segurança, status e outras). Assim, fica claro que o processo de motivação é intrínseco e que ninguém motiva ninguém, ou seja, a motivação é a energia que move o carro.

Por outro lado, o engajamento é a “AÇÃO” propriamente dita para alcançar o objetivo. Pessoas engajadas são as que possuem forte sentido de propósito. Em outras palavras, enquanto a motivação é a energia que move o carro, o engajamento é a mão que lhe dá o direcionamento.

Sendo assim, de nada adianta “dar um UP nas pessoas” se elas não possuem direção e propósito, a essa conexão emocional com o objetivo é que chamamos de engajamento.

Resumo da ópera! Não basta apenas energizar a equipe, é importante deixar claro para aonde estão indo, e assim todos se sintam preparados para enfrentar os desafios.

Divulgação

Algumas maneiras de manter a equipe engajada e motivada:

 

Incentive que haja uma comunicação frequente

Quando os colaboradores começam a se sentir desconectados ou fora do círculo da empresa, geralmente perdem a motivação. Principalmente, colaboradores que estão trabalhando remoto, alguns começam a se sentir esquecidos, deixados para trás ou fora de certas discussões, levando-os a se sentirem abandonados e desmotivados.

É essencial, principalmente em tempos de crise, haver uma comunicação interna clara e objetiva, para que os colaboradores se sintam integrados e motivados em suas atividades diárias.

Dicas que pode fazer para proporcionar melhor comunicação com os colaboradores:

  • Agende reuniões presenciais ou por vídeo chamada semanais ou diárias com os membros da sua equipe;
  • Invista em plataforma de comunicação;
  • Estabeleça política de “porta aberta”, ou seja, diálogo aonde o colaborador possa explanar parte da sua dor.

Manter comunicação frequente com os colaboradores, eleva a produtividade e envolvimentos.

Alinhe metas e expectativas claras e objetivas

Geralmente, quando os colaboradores não estão produzindo com qualidade e produtividade desejadas, um dos pontos importantes é entender o nível de alinhamento das atividades que estão sendo solicitadas.

Quando isso acontece, os colaboradores são forçados a tentar adivinhar o que o gestor está pedindo que eles façam, levando a um trabalho incorreto ou irrelevante.

Portanto, líderes devem priorizar o estabelecimento de metas e expectativas com todos os colaboradores e comunicar essas diretrizes de maneira detalhada.

Reconhecimento aos colaboradores

Reconhecimento de colaboradores significa apreciação e incentivo imediato do seu esforço.

O simples ato de fazer o reconhecimento do trabalho e desempenho pode aumentar a produtividade, diminuir a rotatividade, inspirar lealdade e aumentar o engajamento.

Existem várias maneiras de reconhecer o trabalho da equipe e muitas não envolvem desembolsos financeiros, como: postar uma “nota de agradecimento ou de elogios” com nome, frase e foto do colaborador… elogiar em público o colaborador no ato de uma execução bem feita de uma atividade… convidar o colaborador para tomar um café em sua sala e bater um papo de 10 minutos com ele… ações simples que trazem grandes resultados.

Quando os colaboradores são reconhecidos pelo seu trabalho eles buscam melhorar ainda mais para atingir seus objetivos.

Seja transparente

Ser transparente em relação à situação da empresa, seus objetivos e desafios, é outra estratégia importante na busca em motivar e engajar pessoas, pois traz segurança e diminui a ansiedade da equipe.

Seja exemplo! Agir com ética significa falar ou fazer algo sem precisar se esconder das pessoas. Seja ético com sua empresa e com seus colaboradores. Seja transparente na hora da crise e do sucesso. Mostre como tomar decisões acertadas. Assim os colaboradores irão desenvolver autonomia e saberão como agir na sua ausência. Confie e seja confiável. Desenvolva a credibilidade.

Quer manter sua equipe motivada e engajada?

Minha dica é: lidere pelo exemplo! Comece por você a avaliação de consciência. Seja humano e honesto o suficiente com seus erros e acertos e assim a sua equipe aprenderá com as suas experiências lhe dará apoio na busca pelo sucesso da empresa.

 

Tikinha Albuquerque

11/10/202