Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 24 de abril de 2024

Educação

Estudantes com covid-19 podem pedir reaplicação da prova do Enem

O mesmo vale para quem apresentar sintomas da doença até o segundo dia de prova, no próximo domingo (28)

Postado em 23/11/2021 2021 18:05 , Educação. Atualizado em 23/11/2021 18:05

Alunos inscritos com sintomas gripais terão direto a reaplicação da prova. (foto: reprodução)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 começou a ser aplicado no último domingo (21). Mas o candidato que não pude fazer as provas por ter apresentado algum sintoma gripal, poderá pedir a para participar da reaplicação do exame. As informações são da Agência Brasil.

O mesmo vale para quem apresentar sintomas da doença até o segundo dia de prova, no próximo domingo (28). A reaplicação será nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data da aplicação do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021 e para os participantes isentos da taxa de inscrição em 2020, que por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) tiveram nova oportunidade de inscrição no Enem.

Reaplicação da prova

A reaplicação deverá ser solicitada na Página do Participante, entre 29 de novembro e 3 de dezembro, junto com a documentação que comprove a condição de saúde do inscrito. A documentação deve apresentar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição de saúde do inscrito e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10). O documento deve estar legível e constar a assinatura e a identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem direito a reaplicação o participante que apresentar sintoma de covid-19 na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia do exame. A mesma orientação serve para quem estiver com alguma das outras doenças infectocontagiosas listadas nos editais do Enem impresso e Digital: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

O Inep analisará a documentação comprobatória das condições dos participantes. Quem tiver a documentação aprovada terá a participação garantida na reaplicação.