Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de março de 2024

Bem Estar

Afinal, o que é Coaching? Por Tikinha Albuquerque

É papel do coach aproximar o estado desejado do estado atual, através das perguntas poderosas.

Postado em 14/12/2021 2021 18:37 , Bem Estar. Atualizado em 14/12/2021 18:39

Tikinha Albuquerque Master Coach Escreve a Coluna Empreendedorismo para o JS Foto : Arquivo Pessoal

Coaching é um PROCESSO bem definido com início, meio e fim, que visa elevar o nível de resultados positivos de indivíduos, equipes ou empresas por meio do uso de técnicas e ferramentas, tendo como foco principal a elevação do estado de consciência para a alta performance. (Estado Desejado).

O processo de Coaching é, essencialmente, uma assessoria focada na geração de motivação pessoal e profissional que tem como objetivo potencializar o nível de resultados positivos de pessoa, grupo ou empresa. Além disso, é uma profissão promissora que combina prática e procedimentos distintos para ampliar realizações na vida pessoal e profissional.

Utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências como a administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência, linguagem ericksoniana, recursos humanos, planejamento estratégico, entre outras.
Segundo, Timothy Gallwey, “Coaching é uma relação de parceria que revela ou liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar seus índices de desempenho. É ajudá-las a aprender em vez de ensinar algo a elas…”

Foto: Divulgação Internet

O QUE É O ESTADO DESEJADO NO PROCESSO DE COACHING?

É o principal objetivo do processo de Coaching: ajudar o coachee (cliente) a identificar a forma que ele objetiva para que ele se sinta mais realizado, seguro e pleno em sua vivência, e a estruturação desse processo visa auxiliar o coachee atingir o estado desejado. É um imprescindível recurso de motivação.

Vale salientar que o comportamento, pensamentos e sentimentos do coachee no estado atual, serão diferentes quando ele atingir o estado desejado. Para passar de um estado para outro é papel do coach aplicar as ferramentas adequadas para que o coachee adquira novas habilidades e recursos.

Capacidades, técnicas e estados mentais positivos são meios para atingir o estado desejado, ou seja, o objetivo, esse processo envolve força e energia. As técnicas do Coaching são recursos poderosos para superar obstáculos, resistências e interferências.

No entanto, o estado desejado não deve ser projetado como algo muito distante do estado atual. É papel do coach aproximar o estado desejado do estado atual, através das perguntas poderosas.

Quando você quer chegar a esse estado desejado? No próximo ano?
O que precisaríamos para alcançar esse ponto na metade desse tempo?

ESCOLHA O COACH IDEAL PARA VOCÊ OU SUA EMPRESA

Coach é um profissional especializado em Coaching, e o responsável por ajudar no processo de autoconhecimento, empoderamento para o alcance de objetivos. O coach é o profissional que através de perguntas poderosas auxiliará você a se conhecer melhor, a visualizar seus pontos fortes e potencializá-los, bem como melhorar ou eliminar aspectos de seus comportamentos e pensamentos, que limitam à conquista efetiva de suas metas e objetivos.

O profissional de Coaching trabalha em conjunto com o cliente no desenvolvimento contínuo de suas habilidades técnicas, emocionais e comportamentais, de modo que estas lhe deem o suporte necessário ao seu crescimento profissional e pessoal.

Este empoderamento traz benefícios importantes, como: aumento da autoconfiança e autoestima, melhoria nos relacionamentos afetivos e interpessoais, melhoria na comunicação verbal e escrita, maximização das competências de liderança, melhor gestão do tempo e expansão da visão estratégica e de mundo, podemos afirmar que um processo de coaching traz uma expansão de consciência ao indivíduo, que passa a ser seguro dee si para as suas tomadas de decisões.

Existem coaches trabalhando nas mais variadas áreas (Saúde, Esportes, Relacionamentos, Executivos, Negócios e Carreira…).

Por isso, ao escolher um coach para atendê-lo, é importante verificar qual o seu objetivo e foco. Outra dica importante, ao contratar um coach, busque referências, conhecer e avaliar previamente suas experiências na área. Isso inclui saber se ele é realmente formado e certificado por alguma escola ou instituto renomado no país, pois existem muitos Coachs que estão no mercado deturpando essa metodologia extraordinária, por não deterem a maestria de conduzirem o seu coachee, e sim DITANDO as regras, o que ao final do processo, faz com que o cliente não saiba andar com as próprias pernas… a intenção de um coach excelente é ser mola e não muleta.

Tenha certeza que com acompanhamento de um coach verdadeiramente especializado, os seus resultados poderão ser realmente extraordinários.

E você, já pensou em fazer um processo de Coaching? Se positivo, como foi este processo?
Deixe o seu comentário e contribua com o conhecimento de mais pessoas!