Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 09 de abril de 2024

Economia

A tecnologia a favor do empreendedorismo. Por Aluísio Sampaio

Um ambiente cada vez mais favorável ao empreendedorismo é fundamental para o desenvolvimento dos municípios brasileiros. É um aspecto que contribui bastante, para o crescimento econômico e social.

Postado em 22/12/2021 2021 10:00 , Economia. Atualizado em 22/12/2021 06:43

Colunista

Especialista em Gestão Pública, Aluísio Sampaio escreve quinzenalmente a coluna “Políticas Públicas”,

Um ambiente cada vez mais favorável ao empreendedorismo é fundamental para o desenvolvimento dos municípios brasileiros. É um aspecto que contribui bastante, para o crescimento econômico e social.

Um exemplo oportuno para a criação de novos negócios vem de Petrolina, situada no interior do Estado de Pernambuco, na Região Sertão do São Francisco, distante aproximadamente 700 km da capital, Recife, com uma população estimada em mais de 350 mil habitantes.

É um celeiro de oportunidades. Para se ter uma ideia do imenso potencial da cidade, ela é conhecida nacionalmente e internacionalmente como a “Califórnia Sertaneja”, pelo destaque na produção em pleno Semiárido Nordestino e exportação, de manga e uva, para países como Estados Unidos, Alemanha e Espanha, e que, de acordo com o levantamento realizado pela Consultoria Urban Systems e publicado pela Revista Exame, o município é considerado como o melhor local do Brasil para se investir no Agronegócio.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Petrolina está entre as 8 cidades que mais geram empregos na Região Nordeste e ainda, conforme estudo feito pela Endeavor, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), está entre as 100 melhores do país para se empreender. Vale destacar que, em âmbito estadual, conforme o estudo, é apontada como a segunda melhor cidade para empreender, ficando atrás apenas de Recife.

Diante disso, em busca de fomentar o desenvolvimento econômico, fortalecer e principalmente, facilitar a cultura empreendedora no município, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Agência Municipal do Empreendedor (AGE Petrolina), criou o “AGE na Palma da Mão”.

O AGE na Palma da Mão é uma ferramenta on-line simples e funcional, em formato de site e aplicativo para smartphone, que visa facilitar a abertura de micro e pequenas empresas, simular empréstimos e ainda, efetuar diversos procedimentos de caráter municipal.

Abertura de MEI (Microempreendedor Individual), emissão de Alvará, Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI), Declaração Anual de Faturamento (DASN), Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), e simulação de Linhas de Crédito (Jovens Empreendedores, Ambulante, Rural, etc.), são alguns dos vários serviços disponíveis na ferramenta tecnológica, de maneira gratuita.

O AGE na Palma da Mão pode ser acessado pelo link: www.age.appomega.com.br, ou pelo Google Play Store, pesquisando “AGE Petrolina na Palma da Mão” e posteriormente, realizar o download.

Essa é uma iniciativa importante, por parte do Governo Municipal, que colabora fortemente para o surgimento de novos empreendimentos, a geração de emprego e renda, impactando positivamente na economia e no desenvolvimento local.

“Quem é Aluísio Sampaio: Sertanejo Pernambucano, da Capital do Vaqueiro, Serrita, é Mestre em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido, pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Especialista em Gestão Pública Municipal e Saúde, também pela UNIVASF. Possui extensão em Gestão, Liderança e Empreendedorismo pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), e Inovação e Difusão Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em Computação, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e Administração, pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Técnico em Recursos Humanos, pela Escola Técnica Estadual Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (ETEPAC), e Logística, pela Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães (ETEPAM). Bolsista de Pesquisa e Desenvolvimento no Projeto “AgritechNE”, na EMBRAPA Semiárido. Entusiasta do desenvolvimento econômico, social e ambiental. Instagram: @aluisio_sampaio E-mail: sampaioaluisio@hotmail.com