Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 13 de abril de 2024

Economia

Qual a real efetividade do Coaching NA VIDA! Por Tikinha Albuquerque

“Por que continuar sendo a mesma pessoa de sempre, se você pode ser alguém muito melhor?” Richard Bandler

Postado em 31/12/2021 2021 18:10 , Economia. Atualizado em 01/01/2022 20:57

Tikinha Albuquerque Master Coach Escreve a Coluna Empreendedorismo para o JS Foto : Arquivo Pessoal

Por que continuar sendo a mesma pessoa de sempre, se você pode ser alguém muito melhor?” Richard Bandler

Eis, a pergunta que rodeia a mente dos inquietos e dos que buscam a sua melhor versão.
Contextos de rápidas e imprevisíveis transformações demandam o desenvolvimento de competências para lidar com diversos desafios. As organizações necessitam de profissionais extremamente competentes e as pessoas buscam caminhos visando desenvolver suas competências.

Para atender as demandas acima existem vários caminhos, o que me aprofundei a estudar e aplicar no meu dia a dia, é o processo de coaching.

Existem várias definições para o processo de coaching, essa que aqui apresento é no meu ponto de vista, a que melhor traduz para os leigos ou iniciantes o assunto: coaching é o processo em que se busca aprimorar o desempenho e a capacidade de aprender das pessoas, que implica fornecer feedback, mas também utilizar outras técnicas como motivação, questionamentos eficazes e a adequação do estilo de gerenciamento do coach, onde ambos se dedicarem a uma determinada tarefa (Landsberg, 1997), ou seja, esse processo baseia-se em auxiliar o indivíduo (coachee) por meio de uma interação dinâmica, onde não se cria uma dependência do profissional (coach), e sim, autorresponsabilidade do coachee para entrar em ação e alinhar os seus objetivos de maneira coesa.

E o que realmente o coaching proporciona?

O coaching entrega ao coachee autoconhecimento através de exercícios práticos para que ele seja capaz de alcançar a evolução pretendida.

O profissional (coach) estará engajado com o indivíduo (coachee), portanto, vale ressaltar, ele não é o responsável sozinho, pois o segredo do processo, consiste em o coachee arregaçar as mangas e torna-se independente. Gosto de usar a expressão: “o coach é mola e não muleta”. O trabalho só terá resultado se o coachee se empenhar, acreditar no processo, se dispor a colocar a mão na massa e pôr em prática o plano de ação.

Os resultados não são imediatos, porém podem ser alcançados bem mais rápidos, desde que haja empenho e sintonia entre ambas as partes.

Trago pelo menos quatro palavras que definem um processo de coaching de sucesso:

Autoconhecimento
Transformação
Produtividade
Resultado

O autoconhecimento entrega ao coachee outra visão de si mesmo, de suas capacidades e habilidades, gerando assim a sua transformação, que traz algo concreto como aumento da sua produtividade, e consequentemente mudam radicalmente os seus resultados.

Como visto, coaching é uma ferramenta extraordinária e de enorme potencial, para você que deseja obter verdadeira transformação em qualquer área de sua vida.