Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 10 de abril de 2024

Últimas Notícias

Nascente do Rio São Francisco transborda com chuvas em Minas Gerais

Nascente histórica do Rio São Francisco transbordou nesta terça-feira (4) em São Roque de Minas.

Postado em 05/01/2022 2022 10:03 , Últimas Notícias. Atualizado em 05/01/2022 10:03

Colunista
Jornalista ,

Nascente histórica do Rio São Francisco transbordou nesta terça-feira (4) em São Roque de Minas. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Depois de muita chuva registrada no Centro-Oeste de Minas, o resultado começa a aparecer na nascente histórica do Rio São Francisco. Nesta terça-feira (4), a nascente transbordou no Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram a água passando por cima da ponte sobre o rio. O chefe do Parque Nacional da Serra da Canastra, Carlos Henrique Bernardes informou ao G1 que desde setembro as nascentes do Velho Chico estão em níveis elevados. “Tendo em vista as chuvas diárias e considerando que toda região é uma grande área de recarga, é natural que em uma época como essa, de grande pluviosidade, ocorram esses aumentos repentinos no volume de água”, explicou o diretor do parque.

Imagem mostra a situação da nascente em setembro de 2021. (foto: ICMbio/divulgação)

Barragem de Sobradinho

Segundo a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), a Barragem de Sobradinho-BA vem mantendo uma tendência de aumento gradativo no volume útil desde o fim de 2021. A estimativa para o início de 2020 é de que o volume do reservatório chegue a 52,34% de sua capacidade.

No entanto, a defluência (quantidade de água liberada) permanece em 800 metros cúbicos por segundo (m/s³). A Chesf ressalta que, devido à necessidade operacional ou por razões naturais, os valores informados poderão sofrer alterações não programadas.