Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 13 de abril de 2024

Educação

Matrículas para ingresso de novos alunos seguem no Sertão 

Secretarias municipais de Educação  divulgam cronograma para matrículas nas escolas públicas.

Postado em 11/01/2022 2022 17:00 , Educação. Atualizado em 11/01/2022 15:30

Colunista
Jornalista ,

Secretarias municipais de Educação  divulgam cronograma para matrículas nas escolas públicas. (foto: divulgação)

Após a experiência do sistema híbrido nas escolas sertanejas devido a pandemia do novo coronavírus finalmente o ensino voltará a ser presencial, com a promessa de seguir todos os protocolos exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para tanto as secretarias municipais disponibilizam os cronogramas para as matrículas escolares.

Juazeiro-BA

Em Juazeiro, no sertão baiano, as pré-matrículas para ingresso de novos alunos na rede municipal de ensino terão início no dia 10 de janeiro e seguirão até o dia 19 do mesmo mês, de acordo com cada segmento atendido pelo município. 

O procedimento é realizado pela internet e para efetuá-lo os responsáveis legais deverão acessar o Portal da Educação Municipal, desenvolvido pela Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), através do endereço eletrônico matricula.juazeiro.ba.gov.br.

Já os interessados em matricular os filhos nas creches de Juazeiro (Educação Infantil) poderão realizar o procedimento no período de 10 a 14 de janeiro.  No ato da inscrição, a mãe ou responsável legal deverá indicar a unidade escolar e turno para a qual deseja pleitear a vaga, bem como informar os critérios de prioridade de atendimento que possui. 

O procedimento de pré-matrícula não garante vagas e deverá ser validado, presencialmente, nas escolas municipais, com a entrega de toda a documentação comprobatória, informada durante o procedimento online.

Para os alunos veteranos, o período foi iniciado no último dia 05 de janeiro, nos segmentos Pré-Escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (Eja), em que as unidades de ensino de origem não oferecem o ano subsequente. Estudantes veteranos na rede municipal, regularmente frequentes em 2021 e que as escolas ofertam a turma subsequente, tiveram as matrículas renovadas automaticamente.

Nova Semente de Petrolina  

Para o programa Nova Semente,  Petrolina ajustou as datas do calendário de matrículas para o ano letivo de 2022. O início das matrículas para novos estudantes começa no dia 10 e segue até o dia 14 de janeiro.

Para realizar a matrícula, os pais ou responsáveis deverão comparecer às Unidades do Programa Nova Semente, das 8h às 14h, munidos das xerox dos documentos: RG e CPF dos pais; RG ou registro de nascimento do seu filho(a); Cartão do NIS (filhos e responsáveis); carteira de vacinação (filhos); 2 fotos 3×4 (filhos); comprovante de residência atual e telefone de contato. 

São mais de 500 vagas distribuídas nas 79 Unidades do Programa entre as turmas de berçário ao maternal II. O Nova Semente mantém o atendimento gratuito, qualitativo e integral desde 2017.

Serra Talhada

Em Serra Talhada, as matrículas seguem até o dia 14 de janeiro para estudantes novatos. Para alunos evadidos das escolas em anos anteriores e preenchimento das vagas remanescentes o período será de 18 a 27 de janeiro. Os pais ou responsáveis devem apresentar cópia da certidão de nascimento, histórico escolar ou declaração provisória, comprovante de residência, foto 3×4, cópia de RG e CPF do responsável, comprovante do tipo sanguíneo, cópia da carteira de vacina, cópia do Cartão do SUS, nº do NIS do aluno e CPF do aluno.

Afogados da Ingazeira

Já a matrícula em Afogados da Ingazeira será realizada exclusivamente pelo site da www.afogadosdanigazeira.pe.gov.br  e começará no dia 11 de janeiro. A secretaria de Educação de Afogados informa que a pré-matrícula para os novos alunos da Rede Municipal de Ensino está prevista para iniciar às 9 horas seguindo até o dia 13 do mesmo mês.

Salgueiro

Em  Salgueiro a renovação e as novas matrículas começaram no último dia 04 e seguem até o dia 11 de janeiro.  Os documentos obrigatórios são: 

EDUCAÇÃO INFANTIL

Cópia da Certidão de Nascimento; – Cópia da Carteira de Vacina; – Cópia de comprovante de residência; – Cópia do RG e CPF dos pais ou responsável; – Número de Telefone para Contato; – Cópia do Cartão Bolsa Família (N° do NIS); – Número do NIS do aluno – Fator RH; – Cartão do SUS; -Foto 3X4 a critério da escola. 7.2. ;

ENSINO FUNDAMENTAL

Cópia da Certidão de Nascimento; – Histórico escolar no caso de transferência; – Cópia de Comprovante de Residência; – Cópia do RG e CPF dos pais ou responsável; – Número de Telefone para Contato; – Fator RH; – Cartão do SUS; – Bolsa família/ NIS; -Cartão de Vacina do COVID-19 a partir de 12 anos. 7.3.

ESTUDANTES MAIORES DE 18 ANOS

Cópia da Certidão de Nascimento ou casamento – Cópia de RG; – Cópia de CPF; – Comprovante de Trabalho para o estudante que queira matricular-se à noite; – Histórico escolar no caso de transferência; – Cópia de Comprovante de Residência; – Fator RH; – Cartão do SUS. – Cartão de vacina COVID -19 a partir de 12 anos.

Os locais para realização das matrículas podem ser acessados no site da prefeitura https://www.salgueiro.pe.gov.br/matriculas-2022