Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 28 de março de 2024

Últimas Notícias

Cidade do Sertão Central começa a ser abastecida com águas do Rio São Francisco

A água da Transposição está sendo levada até a Estação de Tratamento de Água de Salgueiro.

Postado em 21/01/2022 2022 11:39 , Últimas Notícias. Atualizado em 21/01/2022 11:39

Colunista
Jornalista ,

A água da Transposição está sendo levada até a Estação de Tratamento de Água de Salgueiro. (foto: divulgação)

Moradores da cidade de Salgueiro, no Sertão Central passam a ser abastecidos com as águas do rio São Francisco. Em teste desde dezembro de 2021, a Adutora de Negreiros começou a operar nesta quinta (20).

“Após a fase de testes, foi possível levar água da Transposição até a Estação de Tratamento de Água de Salgueiro. Nossa expectativa é de que, a partir da próxima semana, quando o Sistema já estiver contínuo, seja possível reavaliar o calendário de abastecimento, conforme determinação do governador Paulo Câmara de ampliar a oferta de água para a população. Nós temos a previsão de conseguir retirar áreas da cidade do rodízio, passando a abastecê-las diariamente. Sem dúvidas, é uma grande notícia para os moradores da região”, explica a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

Investimento

O Governo do Estado, através da Compesa, investiu R$ 8 milhões na obra de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Salgueiro, beneficiando 70 mil pessoas. A obra é composta pela implantação de captação de água sobre flutuante no Reservatório de Negreiros, componente do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco.

Além desta captação, foram assentados seis quilômetros de adutora para interligar no Sistema Integrado do Sertão, levando uma vazão de água suficiente que irá melhorar significativamente a oferta para a cidade. Com o início da operação do novo Sistema será possível garantir mais segurança hídrica à cidade, aumentando a oferta de água em 40%, com vazão de 200l/s.