Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 09 de abril de 2024

Educação

Pernambucano conquista ouro nas seletivas e garante vaga no mundial de profissões técnicas na China

A vaga garantida foi na modalidade de Redes de Cabeamento Estruturado (#02).

Postado em 01/02/2022 2022 06:30 , Educação. Atualizado em 31/01/2022 22:58

Colunista
Jornalista ,

Estudante do Senai vai representar o Brasil em uma das categorias da competição. (foto: divulgação)

Pedro Lucas Cavalcanti, 19 anos, aluno do curso técnico em Eletrotécnica do SENAI Areias conquistou uma medalha de ouro e uma vaga na 46ª WorldSkills, olimpíada mundial de profissões técnicas que ocorrerá no próximo mês de outubro, em Xangai. A vaga garantida foi na modalidade de Redes de Cabeamento Estruturado (#02).

As seletivas nacionais para a ocupação Redes de Cabeamento Estruturado (#02) foram realizadas entre os dias 24 e 28 de janeiro, na escola técnica SENAI Santo Amaro. Pedro Lucas competiu pela vaga com o paulista Matheus Patrick e com o gaúcho Gabriel Przygodzinski, que conquistaram as medalhas de prata e bronze, respectivamente. Para definir o vencedor, os competidores precisaram executar cinco atividades específicas da área de cabeamento estruturado, a exemplo da montagem de fibras ópticas e da instalação de cabeamentos para casas inteligentes.

Pedro Lucas, que também é ex-aluno do SESI-PE, vem se preparando desde 2019 para participar das Seletivas Nacionais, sob a orientação da coordenadora da WorldSkills em Pernambuco, Julyana Leite. Para ele, o maior desafio foi manter o equilíbrio emocional ao longo de todas as provas. “O conhecimento técnico, todos nós tínhamos, eu me senti confiante a semana inteira, mas era necessário manter o psicológico bem. O sentimento é indescritível, porque eu não imaginaria que chegaria tão longe quando fui convidado a participar das seletivas”, afirmou.

Agora, ele terá mais nove meses de treinamentos intensivos até o mundial, marcado para ocorrer entre 12 e 17 de outubro. A preparação ocorrerá no Complexo Olímpico do SENAI Pernambuco, localizado na escola de Santo Amaro.

Calendário das seletivas nacionais

Pernambuco ainda irá competir na fase nacional em mais quatro modalidades. Em março, os competidores de Desenho Mecânico em CAD (#05), Tecnologia Laboratorial Química (#52) e Tecnologia da Água (#55) seguirão para outros estados para disputarem uma vaga no mundial. Já o SENAI Santo Amaro receberá, no mesmo mês, a seletiva nacional da modalidade de Refrigeração e Ar-Condicionado (#38).

WorldSkills

A WorldSkills foi criada em 1950, após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de incentivar os jovens a adquirirem os conhecimentos necessários para a reconstrução de um mundo assolado pelas guerras. No total, 279 competidores estão concorrendo a vagas na delegação brasileira, que participa do mundial em 56 ocupações da área da indústria, e sete da área de serviços.