Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 24 de abril de 2024

Cultura

Cineteatro de Triunfo celebra centenário e segue ativo na Cultura pernambucana

O local é um dos mais belos cartões postais do Estado de Pernambuco.

Postado em 19/02/2022 2022 12:44 , Cultura. Atualizado em 19/02/2022 12:53

Colunista
Jornalista ,

O prédio histórico começou a ser construído em início de 1919

Nesta semana, mais precisamente no quinta-feira (17) o município de Trunfo celebrou os 100 anos do Cine Theatro Guarany. O local é um dos mais belos cartões postais do Estado de Pernambuco.

O prédio histórico começou a ser construído em início de 1919 pelos primos de Carolino Arruda Campos (Duduzinho) e Manoel de Siqueira Campos (Dudu) – prósperos comerciantes do município – que custearam a construção. Em 1922, o edifício foi inaugurado com o espetáculo cinematográfico ‘Cenas Mudas’ – uma belíssima peça de drama.

Durante anos o Guarany foi o centro social da elite triunfense, pois em suas dependências eram realizados bailes em grande estilo, como o Baile Azul, o Cor de Rosa, o Rubro Negro, além de formaturas, festividades de times de futebol, aniversários de autoridades, carnavais, concursos de frevo, coroação de rainhas de eventos e de pastorais.

O Cine Guarany permaneceu nas mãos de Carolino Campos até 19 de agosto de 1937, e nesta data, passado para a Companhia de Melhoramento do Sertão S/A. Em 11 de julho de 1952, o prédio foi comprado pela Província Franciscana de Santo Antônio do Norte do Brasil.

O tombamento

Depois de um período de decadência, através do decreto nº 13.091 de 18 julho de 1988, foi homologada a Resolução nº 01/88, do Conselho Estadual de Cultura de Pernambuco, de 19 de janeiro de 1988, que decretou o tombamento do Theatro Guarany pelo então governador Miguel Arraes de Alencar, no governo do prefeito José Rodrigues de Souza. Em 29 de agosto de 1988, o prédio do Cine Theatro Guarany foi comprado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, pelo valor de R$ 3 milhões de cruzados, do Frei Afonso Shomake.

Em seguida, iniciou-se o trabalho de restauração do prédio, divido em três etapas: estrutural, parte externa – facha concluída em 8 de dezembro de 1994 – , e acabamento interno, incluindo o mobiliário, no valor de R$ 450 mil reais, numa iniciativa inédita do Governador Jarbas Vasconcellos em setembro de 2011.

No ano de 2007, o Cine Theatro Guarany, concorreu como uma das 7 Maravilhas de Pernambuco. Atualmente, o Cinetatro Guarany é sede do Festival de Cinema de Triunfo, realizado pelo Governo de Pernambuco, através da Secult/Fundarpe. Assim, o local segue construindo a história da cultura pernambucana.