Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 24 de abril de 2024

Economia

Programa Toritama: Uma oportunidade de transporte e realização de compras para os pequenos empreendedores de Salgueiro

Para amenizar as dificuldades enfrentadas pelos empreendedores e impulsionar a econômica e o desenvolvimento local, tem-se como exemplo a cidade de Salgueiro, no interior de Pernambuco.

Postado em 04/03/2022 2022 18:28 , Economia. Atualizado em 04/03/2022 18:31

Colunista

Especialista em Gestão Pública, Aluísio Sampaio escreve quinzenalmente a coluna “Políticas Públicas”,

A elaboração e implantação de ações para melhorar o ambiente de negócios e garantir condições favoráveis ao empreendedorismo, vem sendo realizado por diversos municípios brasileiros.

Para amenizar as dificuldades enfrentadas pelos empreendedores e impulsionar a econômica e o desenvolvimento local, tem-se como exemplo a cidade de Salgueiro, no interior de Pernambuco.

Localizada na Região Sertão Central, distante 511,7 km da Capital do Estado, Recife, possui uma população estimada em 61.561 habitantes e tem como atividades econômicas predominantes, a agricultura e o comércio varejista. É conhecida como o “Coração do Nordeste”, por estar situada na parte mais central da Região Nordeste, ser o ponto principal das operações da Ferrovia Transertaneja e atravessada pelo canal do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. É também a terra do artista plástico, carnavalesco, seresteiro, músico e alfaiate, Mestre Jaime, e ainda, do único clube de futebol do interior a ser campeão pernambucano, carregando o mesmo nome da cidade.

Imagem: Reprodução / PMS

Diante do cenário de potencialidades e oportunidades que o município apresenta, a Prefeitura de Salgueiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, criou o Programa Toritama.

O Programa Toritama surgiu em 2021 e visa ofertar transporte gratuito por meio de ônibus, com segurança e conforto, duas vezes por mês, para o município de Toritama, situado na Região Agreste Setentrional, distante 399 km de Salgueiro e 171 km da capital. É conhecido nacionalmente como a “Capital do Jeans”, pela sua produção e comercialização de roupas (principalmente feitas de jeans), que atrai diversos consumidores de todas as partes do Brasil para comprar, e depois, revender em suas cidades. Para se ter uma ideia, o município possui mais de 3 mil empresas de confecções, mais de 50 lavanderias industriais e aproximadamente, 16% das confecções feitas com jeans produzido no país, vem de Toritama.

Pode participar do programa, empreendedores de Salgueiro que realizem revendas do segmento de moda e vestuário, como também, miudezas, calçados, eletrônicos, entre outros ramos de atividade, acessando a Plataforma Digital Programa Toritama pelo link: www.salgueiro.pe.gov.br/programa-toritama e preencher um cadastro simples e rápido. Até o momento, um total de 06 viagens foram realizadas, beneficiando 300 empreendedores.

Uma iniciativa importante, elaborada pelo Governo Municipal, que colabora bastante com a redução de custos com transporte, o aumento do poder de compra do empreendedor, o fortalecimento dos negócios e da economia da cidade.

Quem é Aluísio SampaioSertanejo Pernambucano, da Capital do Vaqueiro, Serrita, é Mestre em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido, pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Especialista em Gestão Pública Municipal e Saúde, também pela UNIVASF. Possui extensão em Inovação e Difusão Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Gestão, Liderança e Empreendedorismo, pela Universidade Aberta do Nordeste –  Fundação Demócrito Rocha (UANE – FDR). Graduado em Computação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e Administração, pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Técnico em Recursos Humanos pela Escola Técnica Estadual Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (ETEPAC), e Logística, pela Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães (ETEPAM). Entusiasta do desenvolvimento econômico, social e ambiental. Instagram: @aluisio_sampaio. E-mail: sampaioaluisio@hotmail.com.