Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 24 de abril de 2024

Cidades

Volume do Lago de Sobradinho deve chegar a 100% em abril

O reservatório de Sobradinho encontra-se atualmente com 82% de seu volume útil.

Postado em 10/03/2022 2022 11:00 , Cidades. Atualizado em 10/03/2022 15:28

Colunista
Jornalista ,

O reservatório de Sobradinho encontra-se atualmente com 82% de seu volume útil. (Foto reprodução internet)

A partir desta quinta-feira (10), a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) passa a adotar uma nova vazão da barragem e Sobradinho (BA). Do atual patamar de 4 mil metros cúbicos por segundo (m³/s), as vazões foram reduzidas para 3.500 m³/s e, até o sábado (12), ficarão em 3.000 m³/s.

A medida foi tomada por conta da diminuição na incidência de chuvas no alto São Francisco e da necessidade de manutenção dos níveis dos reservatórios na Bacia do São Francisco, diante da aproximação do final do período úmido (entre final de abril e início de maio).

Expectativa

O reservatório de Sobradinho encontra-se atualmente com 82% de seu volume útil

e tem previsão de atingir 100% até final de abril, quando encerra o período úmido na bacia. A Chesf ressaltou ainda que a situação hidrológica da bacia e das demais onde há usinas e reservatórios é permanentemente monitorada, podendo haver alterações das vazões praticadas, conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) ou a alteração dos volumes pluviométricos nas regiões.

A Companhia chamou atenção, ainda, para a importância da não ocupação das áreas no leito do Velho Chico, haja vista eventual aumento no nível do rio durante o período úmido.