Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 27 de março de 2024

Economia

Neoenergia faz inspeção de redes clandestinas no Sertão

Após a conclusão dos serviços em Serra Talhada, a operação de reordenamento segue para Petrolina, no Sertão do São Francisco, ainda no primeiro semestre

Postado em 21/04/2022 2022 08:00 , Economia. Atualizado em 20/04/2022 22:35

 

A remoção de fios e cabos clandestinos no sistema de energia elétrica acontece em Serra Talhada e segue para Petrolina/ Foto: Divulgação

Quando o tema é energia elétrica, em geral, a população tende a colocar sua atenção maior nos custos elevados das tarifas cobradas pelas concessionárias de energia. O que naturalmente é justo, já que é um componente que pesa muito no orçamento familiar. Mas, outra questão tem merecido preocupação por parte das empresas responsáveis pelo sistema de distribuição e fornecimento: segurança das pessoas, a qualidade e continuidade do fornecimento dos serviços.

Isso porque, segundo a Neoenergia Pernambuco, vem sendo recorrente em todo o Estado instalações realizadas de forma clandestina, dentre equipamentos, cabos e fios de telefonia instalados irregularmente nas estruturas da concessionária. E, tal situação está sendo monitorada também no Sertão pernambucano.

Em uma ação de combate às redes de telecomunicações não autorizadas, a Neoenergia realiza reordenamento em Serra Talhada, no Pajeú, e segue para Petrolina, no Sertão do São Francisco. Algumas empresas, disse ao JS o gerente operacional da concessionária, Fábio Barros, utilizam os postes de forma clandestina ou fora dos padrões de segurança, o que pode comprometer a segurança da população.



Em Serra Talhada, foram recolhidos cerca de 2,2 toneladas de material dentre equipamentos, cabos e fios de telefonia instalados irregularmente nas estruturas da concessionária. Na operação, realizada em duas etapas, entre os dias 21 de fevereiro a 04 de março e entre 28 de março e 08 de abril, 199 postes foram inspecionados.

As equipes da concessionária identificaram instalações de vinte empresas, dentre elas, oito com ocupação clandestina. As fiações instaladas por provedores de internet que se encontravam fora dos padrões estabelecidos pela distribuidora foram removidas.

Petrolina será o próximo destino

“As ações de reordenamento de rede promovidas pela Neoenergia são constantes. Essas ações são realizadas em vários locais do Estado durante os 12 meses, pois garantem uma maior segurança para a população e uma maior qualidade à rede de energia elétrica”, afirmou o gerente operacional da Neoenergia, Fábio Barros.

Após a conclusão dos serviços em Serra Talhada, estamos fechando os últimos detalhes de uma ação que queremos fazer em Petrolina, ainda neste primeiro semestre”, concluiu.

Apenas no ano de 2021, a concessionária removeu aproximadamente 70 toneladas de fios de telecomunicações que estavam utilizando os postes de forma clandestina ou fora dos padrões de segurança, complementa o gestor.

Para o consumidor, é possível acompanhar quais empresas estão regulares na lista de operadoras de telecomunicações com contrato em dia pelo site https://servicos.neoenergiapernambuco.com.br/residencial-rural/Pages/empresas-telecom.aspx. Os clientes que tiverem os serviços de telefonia e internet interrompidos devem entrar em contato com a sua operadora.