Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 04 de maio de 2026

Educação

Mesa interativa Sectra permite visualização em 3D

A faculdade sertaneja ampliou sua infraestrutura tecnológica, através da mesa interativa é possível aproximar, ajustar, inclinar, girar e até cortar as partes da figura. Uma tecnologia fundamental para os futuros médicos que se formam no Idomed

Postado em 15/05/2022 08:00

Jornalista ,

A mesa interativa Sectra, é um exemplo de equipamento de alta tecnologia na área da Saúde, utilizada no curso de Medicina do Idomed em Juazeiro-BA. Foto: Divulgação

A tecnologia tem se tornado uma das grandes aliadas nos avanços na área da Saúde. Por meio dela, os pesquisadores buscam desde sempre, soluções multidisciplinares, que garantam segurança na prática médica, conferindo qualidade, rapidez e precisão às condutas diagnósticas e terapêuticas.

Ferramentas de automação, plataformas de Inteligência Artificial, Big Data e Internet das Coisas têm transformado de forma significativa o modo como a Medicina vem sendo aplicada na atualidade. Estas tecnologias estão cada vez mais presentes na formação acadêmica, formando profissionais altamente capacitados.

A mesa interativa Sectra é um exemplo de equipamento de alta tecnologia na área da Saúde, utilizada no curso de Medicina do Idomed em Juazeiro, no Vale do São Francisco. Trata-se de uma plataforma interativa e multidisciplinar, que oferece a melhor reconstrução 3D a partir de tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

O equipamento é considerado o mais moderno para ensino e visualização de imagens diagnósticas no ramo da Medicina, permitindo aos alunos maior preparo em diversos procedimentos. Desenvolvido pela empresa Tecnosimbra permite uma visualização, que proporciona aos futuros médicos uma visão detalhada dos órgãos, músculos e tecidos.

Possibilidades

Através da mesa interativa é possível aproximar, ajustar, inclinar, girar e até cortar as partes da figura. Tudo isso através da tela touchscreen, sensível ao toque. Segundo o professor de Anatomia Humana, Diego Pires Rocha, essa tecnologia é fundamental para os futuros médicos que se formam no Idomed, eles aprendem fazendo uso de alta tecnologia.

“Conseguimos abordar muitas estruturas e associá-las aos casos clínicos que utilizamos com nossos alunos em aula. Nossos alunos também conseguem realizar dissecções e autópsias virtuais geradas a partir de imagens de um corpo real. Esta mesa pode ser utilizada nas diversas disciplinas do curso médico”, explicou o professor de Anatomia Humana.

IDOMED

Um grupo que reúne 17 escolas médicas distribuídas em nove estados do País (Açailândia (MA), Angra dos Reis (RJ), Castanhal (PA), Jaraguá do Sul (SC), Ji-Paraná (RO), Juazeiro (BA), Juazeiro do Norte (CE), Quixadá (CE), Iguatú (CE), Riberirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Teresina (PI) e consolida a tradição de mais de 20 anos de experiência nesse segmento acadêmico. O grupo está presente em todas as regiões do país, com quase sete mil alunos e foco em excelência no ensino, aprendizado prático, tecnologia aplicada e conexão com a carreira médica. O grupo oferece programas de graduação, pós, especialização, residência médica e cursos de atualização. Está entre os líderes na incorporação de tecnologia educacional voltada à formação em Medicina.