Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 16 de abril de 2024

Cultura

FliSertão: Música e poesia de Maviael e Maciel Melo encerram programação do 2º maior evento literário do Brasil

Foram cinco dias de intensa programação recheada de oficinas, shows, performances artísticas, lançamento de livros de escritores locais, mesas redonda, feira de livros, palestras, atividades para o público infantil no Parque Josepha Coelho, eventos satélites e muito mais.

Postado em 25/07/2022 2022 08:00 , Cultura. Atualizado em 25/07/2022 07:22

O FliSertão veio para ficar, agora faz parte do calendário anual de Petrolina

A 2ª edição do FliSertão em Petrolina encerrou no último sábado(23), em grande estilo, no polo do Centro de Convenções. Foram cinco dias de intensa programação recheada de oficinas, shows, performances artísticas, lançamento de livros de escritores locais, mesas redonda, feira de livros, palestras, atividades para o público infantil no Parque Josepha Coelho, eventos satélites e muito mais. Um festival para todas as idades que emocionou, divertiu e trouxe dias melhores para estudantes, professores e toda a população. Foi literatura, conhecimento, arte, cultura e ludicidade por todos os lados da sede e zona rural do município e que já está deixando muitas saudades.

O poeta, cantor, cordelista e compositor pernambucano Maviael Melo foi uma das atrações musicais

O poeta, cantor, cordelista e compositor pernambucano Maviael Melo foi uma das atrações musicais que fizeram parte da grade de encerramento do Festival. O artista levou para o palco várias canções, poesias, declamações, contações de histórias e muita alegria. Em seguida, foi a vez do ‘caboclo sonhador’, Maciel Melo, embalar o público com clássicos da música nordestina. Considerado um dos mais expressivos herdeiros de Luiz Gonzaga, Maciel fez uma apresentação recheada de cultura, poesia e literatura.

Festival

A advogada Patrícia Souza, aproveitou o sábado para levar toda a família ao Festival e na ocasião destacou a importância do evento para o Vale do São Francisco. “O FliSertão celebra o universo literário e a formação de leitores. É um evento com o objetivo de formar cidadãos conscientes, tocados pela literatura e todas as suas formas de manifestação. Além disso, valoriza os escritores locais e outras performances artísticas que puderam tornar seu trabalho mais conhecido do público, contribuindo não só para a sua formação, como também, somando esforços no sentido de distribuir acesso à cultura”, disse Patrícia.

O secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim, aproveitou o momento para agradecer a toda a equipe da SEDUCE, que foi essencial para que o evento se tornasse um sucesso e destacou também o seu sentimento de dever cumprido com a realização do festival. “O FliSertão ultrapassou todas as expectativas. Eu fiquei encantado com o que eu vi no Parque Municipal, fiquei encantado com as escolas com o Pé de Livro, com as ações culturais, com o número de autores inscritos. Petrolina nasceu para ser grande, não é à toa que aqui é a terra dos impossíveis, pois aqui o impossível acontece. O FliSertão veio para ficar, agora faz parte do calendário anual de Petrolina e a gente vai fazer as próximas edições ainda melhor”, finalizou Plínio.

Fotos: Deivid Menezes