Projeto Vôlei: Sacando Legal. A prática do esporte na construção da cidadania | Por Aluísio Sampaio
O Projeto Vôlei: Sacando Legal tem como objetivo, incentivar a prática esportiva entre os jovens florestanos de 12 a 17 anos de idade, por meio do Voleibol, e como resultado, um instrumento de oportunidade e inclusão social.
Postado em 27/07/2022 2022 11:00 , Política. Atualizado em 27/07/2022 11:42
O esporte como política pública contribui bastante para a saúde, educação, inclusão e segurança, refletindo diretamente na transformação social das pessoas, principalmente dos jovens.
Diversas cidades do Brasil possuem ou estão iniciando uma política pública voltada ao incentivo de atividades esportivas. Um exemplo é a cidade de Floresta, com uma população estimada em 33.488 habitantes, situada na Região Sertão de Itaparica, distante 438 km da capital pernambucana, Recife, conhecida nacionalmente como a “Terra dos Tamarindos”, “Terra do Bode”, e principalmente, “Floresta do Navio”. É um dos maiores produtores de tomate e melancia do país e ponto de partida do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esportes (SECTE), criou o “Projeto Vôlei: Sacando Legal”.
O Projeto Vôlei: Sacando Legal tem como objetivo, incentivar a prática esportiva entre os jovens florestanos de 12 a 17 anos de idade, por meio do Voleibol, e como resultado, um instrumento de oportunidade e inclusão social.
As aulas do projeto acontecem semanalmente na quadra esportiva do Colégio Diocesano do município, com um Professor-Instrutor, ex-atleta de Vôlei do Sport Club do Recife e todos os equipamentos necessários para treinar e jogar.
Cerca de 70 jovens participam do projeto vôlei. Vale destacar que, essa é uma iniciativa pioneira na região. Muito em breve, novas modalidades esportivas serão desenvolvidas, como Futsal e Handebol.
Para participar e maiores informações sobre o “Projeto Vôlei: Sacando Legal”, pelo Telefone: (87) 3877-1818, E-mail: secteflorestape@gmail.com ou na SECTE, situada na Rua Major João Novaes, nº 263, Centro.
Uma ação importante sendo realizada pela gestão municipal, pois colabora imensamente na perspectiva da cidadania, e ainda, possíveis revelações de atletas para o cenário nacional e internacional.