Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 28 de março de 2024

Cultura

Serenata da Recordação | Por Silvia Graciliano

E nas madrugadas frias de julho, lá vem ela: a Serenata da Recordaçã

Postado em 30/07/2022 2022 09:22 , Cultura. Atualizado em 30/07/2022 09:28

Colunista

Silvia Graciliano Turismóloga

No último final de semana, Santa Maria da Boa Vista realizou o seu mais tradicional evento: a Serenata da Recordação. Um dos mais importantes eventos culturais do Sertão de Pernambuco; arrisco-me a dizer, um dos mais importantes do estado, não em tamanho, mas pelo elevado nível de satisfação, e emoção, que a festa proporciona a quem participa.

É um desafio enorme expressar, em palavras, toda a musicalidade e romantismo que a Serenata da Recordação proporciona.

Pelas ruas do centro histórico da cidade, os seresteiros entoam canções românticas, clássicos das serenatas, acompanhados pelo coro formado pelas vozes dos milhares participantes. A Serenata tem percurso definido e paradas programadas: são as chamadas estações – casas de moradores do sítio histórico que escolhem, previamente, uma música e esperam calorosamente os seresteiros chegarem à porta, entoando a canção escolhida.  Essas casas/estações ficam sinalizadas durante todo o ano. São sempre muito fotografadas pelos turistas que visitam a cidade, a qualquer tempo.

 

 

O cortejo enche os olhos e os ouvidos de todos. Com seus tradicionais chapéus de seresteiros, o grupo forma um grande, e belo coral, e os acordes são ouvidos ao longe, contagiando a todos. É notório o poder que a música tem de agregar as pessoas.

Após o percurso, a festa se encerra com shows de grandes nomes da cena musical nacional; artistas como, Aguinaldo Timóteo, Fafá de Belém, Adilson Ramos, Moacir Franco, Altemar Dutra Junior, já se apresentaram no palco do evento, que é estrategicamente colocado as margens do Rio São Francisco.

A beleza das casas antigas, que durante a serenata se colocam mais lindas, emolduram o cortejo dos seresteiros. Aliás, a cidade tem um centro histórico muito aconchegante, o que torna tudo mais charmoso.

Decoração frontal da casas que se transformam em estações da serenata

Durante todo o final de semana em que ocorre a celebração da serenata, a música romântica está no ar: nas rádios da cidade, no som que sai pelas janelas das casas, rodas de violão nas calçadas. A cidade respira música e boemia.

Turistas lotam a cidade; os moradores demostram todo o orgulho que sentem pelo seu mais tradicional evento, proporcionado uma calorosa receptividade.  Com a cidade cheia de turistas, torna-se imprescindível pensar em atividades para que esses visitantes se entretenham e proporcionem mais desenvolvimento econômico. Estamos falando aqui do planejamento turístico do evento. A ausência das vinícolas, que estavam presentes na última edição da serenata, foi sentido. Afinal estamos na região da uva e do vinho e essas vinícolas são, sem dúvida, um dos principais atrativos turísticos do vale do São Francisco.

Este ano a serenata comemorou sua 23ª edição após dois anos sem acontecer, devido a pandemia ocasionada pela COVID 19.  Para os que estiveram presentes, foi sentido que o cortejo pelo centro histórico foi muito mais rápido, apressado, eu diria, se comparado aos anos anteriores, o que nos traz a preocupação com a originalidade do evento. A SERENATA, entenda-se aqui, o percurso dos seresteiros, é, e deve continuar sendo, a principal atração do evento. Os shows trazem, sem dúvida, o arremate perfeito da festa, mas jamais devem atrapalhar, ou concorrer, com o belíssimo cortejo dos seresteiros.

Monumento em alusão a terra da serenata

Santa Maria da Boa Vista já mostrou que é a terra da Serenata da Recordação e quem passa pela BR 428, já pode admirar o belíssimo monumento instalado à entrada da cidade, em alusão a isso: a lua e o violão, símbolos da boa boêmia, dão as boas-vindas à Terra da Serenata. Por isso, o município precisa se firmar cada vez mais, e em cada edição do evento, mostrar que pode fazer melhor. É desse modo que se consolida um grande evento cultural.