Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 22 de março de 2024

Saúde

Varíola do macaco mata a primeira pessoa no Brasil

Petrolina notificou o segundo caso suspeito da varíola dos macacos na cidade

Postado em 01/08/2022 2022 11:00 , Saúde. Atualizado em 01/08/2022 07:13

Na última sexta-feira (29) a equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde notificou o segundo caso suspeito da varíola dos macacos na cidade. Foto: Divulgação/OMS

Já foram registradas seis mortes em todo o mundo, uma delas no Brasil, confirmada, pelo Ministério da Saúde. De acordo com a Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais, trata-se de um homem de 41 anos, natural de Uberlândia (MG), que veio a falecer em um hospital de Belo Horizonte (MG) na quinta-feira, 28.

No dia 23 de julho, a OMS decretou emergência sanitária global devido à doença. Rosamund Lewis, líder técnica da OMS para o controle da moléstia, afirmou que a situação do Brasil é muito alarmante e que é importante que as autoridades tomem conhecimento da emergência de saúde pública de interesse internacional e tomem as medidas necessárias.

Segundo caso suspeito em Petrolina

Na última sexta-feira (29) a equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde notificou o segundo caso suspeito da varíola dos macacos na cidade. Desta vez, trata-se de uma turista que está a passeio na cidade, no entanto, seu local de origem possui casos confirmados. A paciente, de 35 anos, está em isolamento em uma unidade hospitalar do serviço privado e o caso dela é estável.

Os testes enviados pela Secretaria Estadual de Saúde já chegaram na cidade e os dois pacientes notificados terão os exames coletados durante o final de semana. De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica, Acácio Andrade, os dois casos suspeitos não apresentam correlação e as pessoas devem manter alguns cuidados. “Os pacientes estão sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde e as medidas de prevenção são muito importantes neste momento. São elas: lavagem das mãos, uso de máscaras, distanciamento social e evitar usar objetos pessoais de pessoas que apresentem lesão de pele”, explicou.