Serra Talhada inaugura memorial em homenagem às vítimas da Covid-19
O Memorial foi projetado em uma área verde e tem um totem digital com a biografia das 203 vítimas da doença no município.
Postado em 12/08/2022 2022 08:00 , Cidades. Atualizado em 11/08/2022 21:16
Serra Talhada inaugurou através das secretarias de Meio Ambiente e Obras e Infraestrutura, o Memorial em Homenagem às Vítimas da Covid-19.
Localizado ao lado do Museu do Cangaço, o memorial possui 1.400 m² de área verde, com 67 árvores nativas do Brasil (ipê amarelo, ipê branco, ipê roxo, ipê rosa, paineira rosa e oiti), canteiros de flores, espelho d’água, palmeiras, bicicletários, pergolado, bancos, lixeiras para coleta seletiva e totem digital com a biografia das 203 vítimas da doença no município.
A solenidade de inauguração do memorial contou com a presença dos familiares dos serra-talhadenses homenageados, além do padre Josenildo Nunes e do pastor Elder Torquato, que levaram uma mensagem de fé para os presentes. A prefeita do município, Márcia Conrado, destacou a emoção de poder entregar às famílias um espaço dedicado à memória dos seus entes queridos.
“A pandemia foi um momento muito difícil para todos nós, onde muitas famílias perderam seus entes queridos e não tiveram sequer a chance de se despedirem no momento final. São 203 serra-talhadenses que nos deixaram e que para sempre serão lembrados, por isso pensamos neste memorial, um espaço onde as famílias poderão se encontrar e relembrar que o amor permanece e que as pessoas que se foram jamais serão esquecidas”, disse a prefeita.
Área verde
O secretário de Meio Ambiente, Sinézio Rodrigues, explica que além de homenagear as vítimas da Covid-19, o memorial será mais uma área verde na cidade. “O memorial é uma área verde, criada para proporcionar sombra e beleza, com dezenas de árvores nativas que florescerão por cores, atendendo todas as exigências da nossa Lei 1.732/2019 do Plano Municipal de Arborização Urbana. E para tornar o ambiente ainda mais especial, instalamos um equipamento com tecnologia de ponta sob o pergolado, um totem digital onde é possível consultar a foto e biografia de todas as vítimas da doença, através de um sistema criado pelo NTI. Além disso, revitalizamos o muro do Museu do Cangaço, que recebeu um grafite com um layout que representa muito bem a mensagem que gostaríamos de transmitir às pessoas.
Fotos: Dudu Telles