Programa Mediar: Uma iniciativa de pacificação de conflitos
O programa tem como objetivo prevenir e mitigar a ocorrência de conflitos de proximidade, que são aqueles que ocorrem entre pessoas que convivem e enfrentam desentendimentos
Postado em 24/08/2022 2022 11:00 , Política. Atualizado em 24/08/2022 07:43
Situações de conflito são muito comuns no cotidiano. Podem ocorrer por motivo de desacordo ou incompatibilidade entre duas pessoas, como também, de uma pessoa com alguma entidade pública ou privada.
Diante disso, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD), criou o Programa Mediar.
O programa tem como objetivo prevenir e mitigar a ocorrência de conflitos de proximidade, que são aqueles que ocorrem entre pessoas que convivem e enfrentam desentendimentos.
O Programa Mediar conta com profissionais da área de Pedagogia, Advocacia e Psicologia, especializados na técnica de Mediação de Conflitos e também, 06 veículos adaptados, entre vans e micro-ônibus, que inicialmente atenderão de modo itinerante em 30 municípios da Região Metropolitana, Agreste e Sertão.
O programa busca atender conflitos familiares, de vizinhança, consumo, escolar, entre outros conflitos, que podem ser resolvidos sem a necessidade de delegacia ou justiça. A estratégia de mediação de conflitos é realizada por meio do diálogo orientado.
O investimento no Programa Mediar é da ordem de R$ 6,4 milhões. As cidades a serem atendidas neste momento foram selecionadas pelo Pacto pela Vida, outro programa do governo estadual, que visa diminuir os níveis de violência na região.
Uma ação importante, desenvolvida pelo governo estadual, que colabora bastante para a prevenção da violência, a seguridade e tranquilidade entre as pessoas.
Fonte: Governo de Pernambuco (2022)