Empresária do Sertão do Pajeú comemora 40 anos de trabalho dedicados à saúde
Das terras do Sertão do Vale do Rio Pajeú, nasceu e floresceu uma história de luta, dedicação, superação e estratégia de negócios que é motivo de orgulho para Pernambuco
Postado em 01/09/2022 2022 08:00 , Cidades. Atualizado em 01/09/2022 07:55
Há quatro décadas, a bioquímica e empresária Maria do Carmo Lima começou a escrever o início da história de um grupo que virou referência em saúde ao iniciar as atividades do maior e mais completo laboratório de análises clínicas da região.
O Laboratório Maria do Carmo de Lima e Silva abriu o caminho para expansão de diversas atividades e a formação do Grupo JM, sediado no município sertanejo de Afogados da Ingazeira, a 377 quilômetros do Recife.
O começo
Em 13 de setembro de 1982, a então farmacêutica Maria do Carmo abriu sozinha as portas do laboratório com apenas 25 anos e com sete meses de gravidez.
Natural de Afogados da Ingazeira, Maria do Carmo Lima foi aprovada em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco, mas concluiu a graduação na Universidade Federal da Paraíba.
Recém-graduada, ela resolveu comprar de um grupo de professores equipamentos de um laboratório e retornou a Afogados da Ingazeira para abrir seu próprio laboratório, colocando em prática o sonho do casal.
Ao chegar em sua terra natal, a família alugou uma casa para que a jovem desse início ao projeto que foi idealizado, ainda nas salas de aula.
A empresária lembra que na época, a cidade tinha apenas um laboratório e os anos que se seguiram foram de muitos desafios. “No primeiro dia de funcionamento e com apenas uma funcionária, nenhum paciente apareceu”, conta ela, acrescentando que quatro anos depois, o casal vendeu o carro da família e conseguiu realizar a compra de um imóvel, onde até hoje funciona uma unidade do laboratório.
Conquista e credibilidade
Nos anos seguintes, Maria do Carmo e Joseph Domingos dedicaram-se a conquistar a credibilidade da população, por meio do atendimento e do cuidado com as pessoas, ao oferecer diagnóstico dos serviços médicos e hospitalares.
A partir deste semestre, a empresária começa a repassar novas atribuições da direção executiva do Maria do Carmo Diagnósticos para sua filha, Laíse Lima, Bioquímica e Mestre pela UFPE e com MBA em Gestão
“Após 10 anos, nossa empresa se firmou e se consolidou. O laboratório já estava bem estruturado, com muitos clientes e convênios. Fomos ganhando a credibilidade das pessoas, conquistando a fundamental confiança da classe médica da região, porque sem essas, nada teria sido construído”, revelou.