Sala Rosa: Uma iniciativa para o combate à violência doméstica contra as mulheres.
A violência doméstica é uma realidade lamentável. Ela pode ser física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial
Postado em 07/09/2022 2022 11:00 , Política. Atualizado em 08/09/2022 11:01
Só pra ter uma ideia da perversidade, no Brasil, de acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), no período entre janeiro e julho deste ano, 169.676 casos de violência doméstica foram registrados. Já em Pernambuco, entre janeiro e maio, 16.614 casos foram registrados, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS).
Em busca de enfrentar essa situação deplorável, tem-se como exemplo a cidade de Ipojuca, localizada na Região Metropolitana do Recife (RMR), distante 51,8 km da capital, com uma população estimada em 99.101 habitantes, conhecida nacionalmente e internacionalmente por suas praias, como Porto de Galinhas, Camboa, Cupe, Muro Alto, Toquinho, Maracaípe e Serrambi.
A Prefeitura de Ipojuca, por meio da Secretaria Especial da Mulher, em conjunto com a Defensoria Pública do Estado (Núcleo Ipojuca), inaugurou a “Sala Rosa”.
A Sala Rosa tem como objetivo, prestar apoio e assistência às mulheres em situação de violência doméstica. O espaço dispõe de um atendimento reservado e acolhedor, com auxilio jurídico, psicológico e social.
A sala está localizada nas dependências internas do Núcleo da Defensoria Pública da cidade, na Rua Travessa Mário da Costa Monteiro, nº 149, Centro, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Mais informações sobre a Sala Rosa podem ser obtidas pelo e-mail: ipojuca.nucleo@defensoria.pe.gov.br ou pelo telefone: (81) 9.7114-1560. Vale destacar que, a Sala Rosa é a primeira do país, dentro das instalações de uma Defensoria Pública, especializada no acompanhamento à mulher vítima de violência doméstica.
Uma iniciativa muito importante, idealizada pelos entes públicos, que colabora no enfrentamento e proteção das mulheres vítimas de violência doméstica.