Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 27 de abril de 2024

Saúde

Pernambuco prorroga campanha de Multivacinação e Poliomielite

Agora, os municípios pernambucanos têm até o dia 30 de setembro para intensificar as ações e estratégias de imunização

Postado em 08/09/2022 2022 15:00 , Saúde. Atualizado em 08/09/2022 09:39

O objetivo é aumentar as coberturas vacinais das crianças e adolescentes. Foto: Divulgação

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde (MS), Pernambuco prorrogou, por mais 25 dias, a Campanha Nacional de Multivacinação e a Campanha de Imunização contra a Poliomielite. O objetivo é aumentar as coberturas vacinais das crianças e adolescentes, principalmente da faixa etária de 1 a 4 anos, contra a poliomielite, já que o Estado ainda não alcançou a meta de 95% da população-alvo vacinada para a doença. Agora, os municípios pernambucanos têm até o dia 30 de setembro para intensificar as ações e estratégias de imunização.

Segundo levantamento do Programa Estadual de Imunizações (PNI-PE), a cobertura geral vacinal da poliomielite é de 46,87%. “Os esforços dos municípios com o apoio do Estado têm surtido efeito nas coberturas das populações prioritárias, mas, mesmo assim, ainda não conseguimos atingir a meta, o que é preocupante, pois deixamos um grande contingente de suscetíveis”, alerta o secretário estadual de Saúde, André Longo.



Imunização

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio do Programa Estadual de Imunizações, tem reforçado junto aos gestores municipais a importância da mobilização coletiva para aumentar as taxas de cobertura e aproximar os responsáveis pela população-alvo dos serviços de saúde para a vacinação. “As coberturas vacinais abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 95%, elevam o risco de reintrodução de doenças, como a poliomielite, em nosso território e possibilita o surgimento de bolsões de crianças e adolescentes desprotegidas contra as doenças consideradas imunopreviníveis”, afirma a Superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina Melo.

A campanha de multivacinação tem o objetivo de contemplar e atualizar a caderneta de vacinação, tanto das crianças quanto dos adolescentes até 15 anos. Para este público que estiver com a carteira desatualizada as mães, pais e responsáveis deverão levá-los aos postos de saúde mais próximos de sua residência. “É importante que todos os pais e responsáveis levem seus filhos até a unidade de saúde, pois enquanto existir um país no mundo com casos da doença precisamos manter as altas coberturas vacinais e com isso garantir a não reintrodução dos vírus” destaca Ana Catarina de Melo.

Para a vacinação, a recomendação é que os pais ou responsáveis levem as crianças e adolescentes do grupo elegível até o ponto mais próximo de casa para que os profissionais das unidades básicas de saúde possam avaliar a necessidade de cada um, de acordo com a idade e as doses já tomadas. É imprescindível levar um documento de identificação da criança ou do adolescente e do responsável, além do cartão de vacinação. É importante lembrar que aqueles que já estão aptos a receber a vacina contra a Covid-19 podem tomá-la no mesmo momento que os demais imunizantes, uma vez que não há necessidade de intervalo de tempo entre as doses.

Em Pernambuco, 538.868 crianças de 1 a 4 anos de idade estão aptas a receber a vacina de proteção contra a poliomielite. Nesta faixa etária, a imunização é de modo indiscriminado, ou seja, independente de situação vacinal anterior. Já na estratégia de multivacinação, a população-alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.