Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 08 de novembro de 2024

Educação

Aprenda essa para não jogar fora sua vaga!

A coluna de hoje analisa uma prova da banca IUDS, aplicada em 2022, no certame da Câmara da Estância de Socorro/SP, para o cargo de Oficial Administrativo.

Postado em 06/02/2023 2023 21:50 , Educação. Atualizado em 06/02/2023 22:04

Colunista

 

Leia a letra da música abaixo, que fez sucesso com o grupo Raça Negra, de autoria de Lucinha Bastos, Leandro Bastos e Alex Fabianny:

“Hoje é você quem está sofrendo, amor

Hoje sou eu quem não te quer

O meu coração já tem um novo amor

Você pode fazer o que quiser

Você jogou fora o amor que eu te dei

O sonho que sonhei, isso não se faz”

No trecho “Você jogou fora o amor que eu te dei”, quanto ao uso do pronome, marque a opção correta.

Alternativas

  1. “você” é um pronome de 3º pessoa e “te” de 2ª pessoa. Logo, a frase deveria ser reescrita com o pronome oblíquo “lhe”.
  2. Sendo que os pronomes oblíquos exercem a função de complementos verbais, deve-se ser empregado o pronome oblíquo “o”.
  3. É preciso substituir o pronome “te” por pronome do caso reto, já que, os pronomes do caso reto que devem assumir essa função sintática.
  4. Tendo em vista o pronome relativo “que” retomando o termo que lhe é anterior, é obrigatório substituir o “te” por pronome oblíquo que desempenhe função de objeto direto.

A questão analisa o uso dos pronomes oblíquos átonos e regência verbal, sendo necessário que o candidato domine esses conteúdos gramaticais para que a responda com segurança. Para tanto, é necessário primeiramente identificar a conjugação do verbo da frase para que se possa verificar a pessoa do discurso.

No caso da frase: “Você jogou fora o amor que eu te dei”, o verbo  “jogar” está conjugado na terceira pessoa do singular, assim, é obrigatório que os termos regidos pelo verbo (objeto direito e objeto indireto) estejam na mesma pessoa do discurso.

Ocorre que na questão analisada, temos um pronome relativo: “que”, o qual está  retomando a palavra “amor”, tornando obrigatório substituir o “te”, que é um pronome oblíquo átono que concordaria com o verbo se ele estivesse conjugado na segunda pessoa do singular, pelo pronome oblíquo átono “lhe”, que concorda com o verbo conjugado na terceira pessoa do singular.

Assim sendo, a alternativa correta é a letra “A”

Fontes:

Questões de Português – Pronomes pessoais oblíquos para Concurso. QConcursos. 2023. Disponível em: <https://www.qconcursos.com/> Acesso em: 06 de fev. de 2023.

NEVES, Flávia. Pronomes pessoais oblíquos. Norma culta. 2023. Disponível em: <https://www.normaculta.com.br/pronomes-pessoais-obliquos/>. Acesso em: 06 de fev. de 2023.

 

Inspetor de polícia civil do Rio Grande do Sul, bacharel em Direito e licenciado em Letras pela Universidade Luterana do Brasil, licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro, mestre em Educação pela Universidad de Jaén, Espanha.