Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 03 de março de 2024

Cultura

Garanhuns Jazz Festival bate recorde de público e confirma a próxima edição em 2024

Após oito anos sem Festival, Garanhuns Jazz voltou movimentando de forma surpreendente a economia local

Postado em 24/02/2023 2023 13:35 , Cultura. Atualizado em 24/02/2023 17:36

Jornalista ,

ASCOM PMG

 

O Garanhuns Jazz Festival, que terminou nesta terça-feira (21), foi um sucesso absoluto de público e se consagrou como a principal opção ao carnaval tradicional de Pernambuco.

O evento, além de promover os artistas de Garanhuns e Região, em apresentações ao lado de músicos consagrados no cenário nacional e internacional, também incentivou o turismo e a gastronomia local.

As atrações musicais foram um dos pontos altos do festival. Artistas como; Arthur Philipe, Mobile Jazz Band, Derico Sciotti, Bruno Marques, Lorenzo Thompson, Quinteto Violado, Baião Di Três, Celso Pixinga, Uptown Band, Herick Faustino, Ivanar Nunes, Joanatan Richard Trio, Luiz Carlini, Diego Albuquerque, Igor Prado, Rodrigo Morcego, Vintage Pepper, Tamara Peterson, Os Valvulados, Graça Cunha, Catarina Rosa, Marilia Ferro, Yngrid Bitencourt, Liv Moraes, João Neto, Pablo Moreno, Jefferson Gonçalves, Bella Kahun, Ciço Poeta, Dany Boy, Flora Purim e Baby do Brasil se apresentaram nos quatro dias de festival, encantando o público.

Garanhuns Jazz Festival | Circuito gastronômico 

O Circuito Gastronômico preparado especialmente para o Garanhuns Jazz Festival, foi uma ótima oportunidade para os visitantes saborearem a culinária local com  pratos diferentes, e  descontos especiais para quem visitou  o festival, movimentando bares e restaurantes da cidade e gerando empregos e renda.

Garanhuns Jazz Festival | Turismo 

A rede hoteleira da cidade atingiu quase 100% de ocupação durante os dias de evento, evidenciando o sucesso do festival e sua importância para a economia local.

De acordo com um levantamento realizado pela Secretaria de Turismo (Setur) e Empetur, Garanhuns aparece como a cidade que mais recebeu turistas (95,52%), enquanto Bezerros se destaca como a cidade com maior número de excursionistas (62,71%). 

Garanhuns Jazz Festival | Arte

O projeto também promoveu ações de educação alimentar, shows ao vivo, oficinas, palestras, exposições, workshops e outras atividades relacionadas à música jazz .

“A Galeria Simoa Gomes, cedeu um de seus espaços para as oficinas que foram  realizadas pela equipe do Jazz.

Giovanni Papaleo produtor e idealizador do festival  Ascom PMG Vinícius Vilela

“O festival nunca deveria ter saído de Garanhuns  é um patrimônio do povo de Garanhuns, independente de qual gestor político esteja no poder, ele tem que respeitar a vontade do povo, que é manter o festival e o carinho de toda a população, foi algo contagiante. O principal de tudo, é dizer que o festival se tornou uma das melhores alternativas do Carnaval tradicional de Pernambuco para quem não quer curtir a tradição, ele se tornou  realmente a  principal alternativa para o carnaval tradicional do estado de Pernambuco, incluindo o nosso estado no circuito de grandes eventos a nível internacional de Jazz.” Giovanni Papaleo

Segundo o prefeito Sivaldo Albino, a edição do Jazz Festival foi histórica, sendo um marco para a cultura do estado, além de demonstrar a grandeza e força da música brasileira. “Após oito anos sem vivenciar este festival, pudemos proporcionar muita alegria durante todas as noites para aqueles que compareceram. Isto, com grandes atrações do nosso município, regionais, nacionais e internacionais. Vamos continuar investindo em eventos como este, levando alegria para a população”, completa o prefeito.

Garanhuns Jazz Festival é uma realização da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, e conta com curadoria e produção de Giovanni Papaléo e Jackson Rocha da Promundo. Diante dos resultados desta edição, o Governo Municipal já planeja a realização do evento no próximo ano, inclusive com ampliação da programação. “A avaliação é a melhor possível, o festival voltou em grande estilo. E nós temos certeza que em 2024 ele será ainda maior e melhor. Só temos a agradecer ao prefeito Sivaldo Albino, e a todos que compartilharam e compareceram a este evento”, pontuou a secretária Sandra Albino.