Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 29 de fevereiro de 2024

Cultura

1º Prêmio Pernambuco de Artesanato tem inscrições prorrogadas

Inscrições para as premiações vão até o dia 28 de abril

Postado em 03/03/2023 2023 17:00 , Cultura. Atualizado em 03/03/2023 12:16

Jornalista ,

Foto reprodução

Estão abertas até o dia 28 as inscrições para cinco prêmios de incentivo,  promovido pela Secretaria Estadual de Cultura  (Secult-PE), segue a baixo a listagem dos prêmio ofertados: 

 

 1º Prêmio Euclides Fonseca de Ópera – 2022; 1º Prêmio dos Saberes e Fazeres da Gastronomia Pernambucana – 2022 – Homenageada: Dona Maria do Confeito de Limoeiro; 1º Prêmio Bastidores em Cena: José Luiz Oliveira da Silva (Bugão Buga Som) – 2022; 1º Prêmio de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco – 2022 – Edição Arlindo dos 8 Baixos de Incentivo às Matrizes do Forró; e 1º Prêmio Pernambuco de Artesanato – Edição Bete Costa.

 

1º Prêmio Euclides Fonseca de Ópera 

 

Tem o objetivo de reconhecer, valorizar e incentivar artistas e coletivos de ópera em Pernambuco.

 

1º Prêmio dos Saberes e Fazeres da Gastronomia Pernambucana

 

Homenageando Dona Maria do Confeito de Limoeiro, busca reconhecer, valorizar, incentivar e difundir as trajetórias do universo da gastronomia pelo reconhecimento de práticas artísticas de criação, fruição e inovação, bem como pela transmissão de saberes e conhecimentos.

 

 1º Prêmio Bastidores em Cena – Edição Bugão Som (in memoriam) 

 

Criado para valorizar e reconhecer a atuação dos mais diversos profissionais que atuam no setor técnico da produção artístico-cultural de Pernambuco

 

1º Prêmio de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco – Edição Arlindo dos 8 Baixos de Cultura Popular 

 

Busca premiar práticas individuais ou coletivas de transmissão de saberes e fazeres, preservar a memória das expressões populares que envolvem exclusivamente o forró e suas matrizes e regionalizar os mecanismos de incentivo.

 

A premiação está dividida em duas categorias: Mestres e Mestras Instrumentistas e Músicos das Matrizes do Forró; e Trios e Grupos Culturais.

 

1º Prêmio Pernambuco de Artesanato – Edição Bete Costa

 

Busca reconhecer, valorizar, incentivar e difundir trajetórias e novos talentos do universo do artesanato pernambucano, pelo reconhecimento de suas práticas artísticas de criação, fruição, inovação assim como pela transmissão de saberes, fazeres e conhecimentos técnicos, artísticos e culturais. 

 

Para realizar as inscrições: 

 

1º Prêmio Euclides Fonseca de Ópera: https://www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/945

 

 1º Prêmio dos Saberes e Fazeres da Gastronomia Pernambucana: 

https://www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/939/

 

1º Prêmio Bastidores em Cena – Edição Bugão Som (in memoriam): 

https://www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/940/

 

1º Prêmio de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco – Edição Arlindo dos 8 Baixos de Cultura Popular

https://www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/941/

 

1º Prêmio Pernambuco de Artesanato – Edição Bete Costa: 

https://www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/944/