Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 03 de março de 2024

Educação

Atributos básicos para criação da plataforma de gestão das marcas pessoais

Primeiramente, vamos entender que atributos são qualidades ou características, positivas ou negativas, repetidas ao longo do tempo, próprias de alguém ou algo, que ficam associadas à marca pelas pessoas.

Postado em 05/04/2023 2023 16:21 , Educação. Atualizado em 05/04/2023 17:31

Colunista

 

Inicio o artigo dessa semana reforçando que: “Personal Branding não é um lugar a se chegar, é um processo, é uma estrada a ser pavimentada, pedra por pedra, dia após dia, a cada minuto, a cada ponto de contato e a cada atitude, sem nunca se alcançar o destino final.”

Dito isso, e antes de entrar no passo a passo do trabalho de gestão da marca propriamente dito, o que faremos nos próximos artigos, vamos conhecer alguns atributos que devemos colocar em prática para que possamos atingir o nosso objetivo de melhor gerir a nossa marca pessoal.

Primeiramente, vamos entender que atributos são qualidades ou características, positivas ou negativas, repetidas ao longo do tempo, próprias de alguém ou algo, que ficam associadas à marca pelas pessoas. Imaginemos, por exemplo, um profissional liberal qualquer que cumpre regularmente o prazo de entrega do seu serviço. Isso feito, ao longo do tempo, os clientes irão assumir essa característica como sendo um atributo desse profissional, ou melhor, uma garantia, um padrão inerente da sua Marca Pessoal. O inverso também é verdadeiro.

Sendo assim existem cinco atributos especiais que conferem diferenciais quando aplicados, aos quais vou chamá-los de: Os “5C´s da Marca Pessoal”, que jamais devem ser esquecidos:

1- CLAREZA 

Devemos ter clareza das ações necessárias para a realização dos nossos objetivos, bem como nos comunicar de maneira evidente e inequívoca com a nossa audiência para que assim possa ser estabelecido confiança, base de todo e qualquer relacionamento.  

2- COERÊNCIA 

É a conexão lógica entre o que pensamos e o que colocamos em prática, e está muito ligado aos nossos princípios e valores. Um discurso para ser coerente, por exemplo, deve seguir uma linha de raciocínio com nexo e uniformidade, dentro daquilo que defendemos, bem como apresentar uma sequência de informações que tem sentido entre si, sem envolver contradições.

3- CONSISTÊNCIA 

Ser consistente é ter continuamente ações arrojadas e densas, apoiadas em embasamento sólido, que estão de acordo com o seu próprio discurso e comportamento. É ter a decisão momentânea de fazer algo e refazer essa decisão todos os dias, incansavelmente, até conseguir alcançar o objetivo traçado. Significa, portanto, trabalhar duro e dedicar-se a uma causa, sem jamais perder o seu objetivo de vista.  

Por isso lembre-se sempre: 

I – Pequenas ações carregadas de valor positivo, desde que repetidas ao longo do tempo, são mais transformadoras do que os grandes eventos excepcionais. 

II – Resultados extraordinários não vêm apenas com esforço intenso, mas sim com o esforço gradual e consistente, cotidianamente.

4- CONGRUÊNCIA 

O adjetivo “congruente” está atribuído a uma coisa que corresponde a outra em propriedades ou características. Também está relacionado a pessoas que sabem harmonizar o que falam com o que fazem, em outras palavras, tem o discurso alinhado à prática. Pode ter diversos significados, mas todos eles remetem a “harmonia”. Já parou para refletir se o seu discurso está em harmonia com o que você pratica no seu dia a dia?

5- CONSTÂNCIA 

Constância é a reprodução não interrompida de um mesmo fato, é ter continuidade e repetição sob uma condição específica. É uma força motivacional acionada pela vontade que nos estimula a, continuamente, repetir uma ação, firme no propósito de alcançar uma meta traçada. É a virtude que “turbina” nossa vontade para superar o cansaço ou o desânimo, e nos impulsiona a repetir a ação disciplinadamente. 

Portanto, apresentaremos ao longo dessa coluna quinzenal, atributos, comportamentos e valores, entre outros, que, se bem entendidos e aplicados no momento certo e na dose certa, seguramente será de grande valor para a criação de uma plataforma de gestão da sua marca pessoal.

A leitura e o entendimento dos conceitos que aqui apresentaremos, sem dúvida nenhuma, lhe ajudará a direcionar as suas ações, visando criar o caminho para que os resultados positivos apareçam da forma mais consistente e com o menor gasto de energia possível, com isso, fortalecendo a sua marca pessoal e lhe dando o destaque tão merecido.

Sendo assim, espero que você aproveite bastante esses nossos artigos quinzenais e boa leitura!