Governo do Estado lança Operação Integrada da Semana Santa
Feriadão prolongado da Semana Santa exige muita atenção no trânsito
Postado em 06/04/2023 2023 09:08 , Cidades. Atualizado em 06/04/2023 11:00
Durante a Semana Santa, o trânsito costuma ficar mais intenso em algumas regiões do país, devido ao aumento de pessoas que viajam para passar as festividades com a família. Por isso, é importante que os motoristas fiquem atentos aos horários de pico e às regras de trânsito. Além disso, vale lembrar que, em alguns estados, existem leis específicas que proíbem a circulação de veículos em determinados dias de feriado, como o Domingo de Páscoa.
O feriado prolongado da Semana Santa deve levar 270 mil pernambucanos e turistas a pegar a estrada rumo ao interior do Estado, principalmente com destino aos municípios de Gravatá, Caruaru e Brejo da Madre de Deus, onde acontece o espetáculo da Paixão de Cristo. Para facilitar o fluxo e garantir a segurança viária, o Governo de Pernambuco montou uma Operação Integrada que envolve a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Empresa Pernambucana de Transportes Intermunicipais (EPTI) e Grande Recife Consórcio.
O plano de ação conjunto acontece entre quinta-feira (6) e domingo (9) e envolve 180 agentes de trânsito e técnicos distribuídos em trabalhos de fiscalizações e educativos. Pelo menos 22 linhas do transporte intermunicipal terão um aumento de 20%, totalizando 316 viagens, ante 263 em relação ao ano passado. Também terá reforço de linha com destino ao Terminal Integrado de Passageiros (TIP).
Gravatá, Caruaru e Brejo da Madre de Deus/Fazenda Nova estão na rota da programação da Semana Santa do Detran. Com equipes de educadores e agentes de fiscalização, as ações vão priorizar a educação para o trânsito em vias de grande movimentação de veículos, garantindo a fluidez e segurança viária. A operação Prevenção Segundos que Salvam Vidas tem início nesta sexta (31/03), em Caruaru e Fazenda Nova. As atividades em Fazenda Nova se estendem até o domingo (09/04). Já em Gravatá, a ação acontecerá na quarta-feira (05/04). Em todos os pontos, haverá abordagem aos motoristas e motociclistas, distribuição de material informativo/educativo e realização de testes de alcoolemia.
DER
Para garantir mais fluidez nas estradas, 12 lombadas eletrônicas serão desligadas entre os dias 5 e 9. Sem os redutores e controladores eletrônicos de velocidade, haverá menos retenção de veículos no feriadão. O desligamento dos equipamentos eletrônicos acontece a partir do meio-dia da quarta-feira (5) e religados às 05h da segunda-feira (10).
Confira as rodovias e localidades:
BR 232, KM 24,70, Moreno
BR 232, KM 10,80, Curado
PE 60, KM 0,1, Cabo de Santo Agostinho
PE 60, KM 2,5, Cabo de Santo Agostinho
PE 60, KM 2,5, Cabo de Santo Agostinho
PE 60, KM 8,42, Cabo de Santo Agostinho
PE 60, KM 8,43, Cabo de Santo Agostinho
PE 60, KM 16,63, Ipojuca
PE 60, KM 42,50, Sirinhaém
PE 60, KM 43,00, Sirinhaém
PE 35, KM 7,30, Itapissuma
PE 35, KM 7,90, Itapissuma
O Departamento de Estradas de Rodagem também irá promover uma série de ações de fiscalização com o apoio de três viaturas distribuídas entre os dias 5 e 9 de abril. O órgão ainda promoverá blitz educativas com o intuito de estimular o respeito às leis de trânsito e prevenir acidentes durante o feriado.
Confira os locais:
Ação Educativa Fazenda Nova
5 a 8 de abril
Local: Teatro de Nova Jerusalem
Horário 16h às 18h
Travessia e Fluidez no Trânsito
5 a 8 de abril
Local: Itaúna
Horário: 9h às 11h e 16h às 18h
Blitz Educativa Gravatá
05 de abril
Horário: 9h às 11h
Local: Rua Isaltino Poggi
VIAGENS INTERMUNICIPAIS
O plano de ação da Empresa Pernambucana de Transportes Intermuncipais (EPTI) tem o propósito de educar e conscientizar os usuários de ônibus, através de uma fiscalização educativa, que terá um papel importante para aqueles que se deslocam no corredor da Curado, principal via de acesso ao município Brejo da Madre de Deus. Além da conscientização da população, a ação busca ainda diminuir o contingente de transporte clandestino para quem vai viajar para o interior.
Fonte: Ascom